domingo, 19 de abril de 2009

Tibete x China...Mais um Capítulo

Oasis tem visto negado e cancela turnê na China. País considera 'inadequados' os dois shows que aconteceriam em abril. Vocalista participou de manifestação a favor da independência do Tibete.
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/0,,MUL1023973-7085,00-OASIS+TEM+VISTO+NEGADO+E+CANCELA+TURNE+NA+CHINA.html

Desde as ultimas olimpíadas na China, com a ajuda da mídia, a questão Tibete X China vem sendo muito discutida. Antes mesmo da abertura oficial dos jogos olímpicos, durante a passagem da tocha ao longo do mundo, algumas populações já se mostravam á favor do Tibete, afim de que esse seja independente da China.
A questão da independência do Tibete conseguiu seguidores por todas as partes do mundo. Inclusive dos membros do Oasis, uma banda de Manchester, Inglaterra. A banda se pronunciou a favor da libertação do Tibete e com isso, o governo chinês proibiu o visto dos integrantes e consequentemente os shows foram cancelados.
Acredito que o governo Chinês tema que os jovens, fãs de Oasis, comecem a ser influenciados pela banda. Influencias na maneira de pensar e de refletir. E a partir daí comecem a ter um ponto de vista mais crítico sobre as atitudes do governo, e cheguem ao ponto de fazer protestos contra seus próprios políticos. Claro, pode ser muita pretensão pensar que somente uma banda poderá influenciar as pessoas, mas sabemos que o grupo pode abrir a mente dos jovens, e esses poderão ir atrás de mais informações e formar seu próprio ponto de vista sobre esse assunto.

Nenhum comentário: