sábado, 4 de julho de 2009

Algumas observações sobre a tensão em Honduras (capital Tegucigalpa)

Caros estudantes,

Sugiro que vocês fiquem atentos aos últimos acontecimentos em Honduras. Várias coisas relativamente a essa atualidade podem ser perguntadas nos Exames (Vestibular) do próximo Verão, tais como:

A OEA deu um ultimato para que o governo interino (os golpistas) restabeleça a democracia no país e reconheça o presidente legitimamente eleito (Manuel Zelaya). Assim, perguntas relacionadas à “o que é a OEA?” podem surgir.

RESPOSTA:
A Organização dos Estados Americanos surgiu da Carta da Organização dos Estados Americanos. Ou melhor, a OEA foi fundada em 1948, quando 21 Estados do Hemisfério Ocidental se reuniram, em Bogotá (capital da Colômbia), para decidirem acerca da adoção da mencionada carta. [Saiba +]

A ALBA condenou duramente o golpe militar em Honduras, e, Hugo Chávez ameaçou responder militarmente caso algo acontecesse com a integridade física de seu embaixador em Honduras. Assim, perguntas relacionadas à “o que é a ALBA?” podem surgir.

RESPOSTA:
A Alternativa Bolivariana para as Américas é uma proposta de “integração entre os povos” da América Latina e Caribe que surgiu em contraposição à ALCA. Foi fundada em 2006, em Havana (capital de Cuba). Na ocasião, Venezuela, Bolívia e Cuba assinaram a proposta. Hoje, a ALBA conta também com Nicarágua, Dominica e Equador. [Saiba +]

Podem surgir, também, perguntas que testam o conhecimento acerca da noção da área de Honduras: Honduras possui uma área de 112.492km, o que significa, em termos comparativos com o Brasil, que Honduras tem menos da metade da área do Estado do Rio Grande do Sul (que é de 281.748,538).

Após o golpe militar em Honduras, os países vizinhos fecharam suas fronteiras por 48 horas, rompendo assim, comercializações com Honduras. Assim, que países fazem fronteira com Honduras?

RESPOSTA:
- Os países que fazem fronteira com Honduras são: Nicarágua (ao sul), El Salvador (a oeste) e Guatemala (ao norte), Vide mapa:



O presidente deposto conta com o apoio popular?

RESPOSTA:
Sim! Se considerarmos a maioria pobre (que representa 70% da população hondurenha) é possível dizer que sim. Zelaya (que assumiu a presidência em 2006) aumentou o salário mínimo em 60%. Porém, Zelaya foi eleito com uma margem apertada de votos (pouco mais de 50%) o que, em teoria, não garantiria totalmente uma maioria a seu favor. Fato a ressaltar é o de que a classe média hondurenha (e muito mais a elite) não dá mínimo apoio a Zelaya, confira entrevista abaixo:

Fonte: Zero Hora, 03 jul., 2009, p. 5.

Nenhum comentário: