segunda-feira, 13 de abril de 2009

"Aquecimento Global"

"Aquecimento global” é um assunto que, embora não tão recente assim, consegue manter-se entre os mais polêmicos e preocupantes da atualidade. Afinal, quem não se sente temeroso e até culpado em frente às previsões apocalípticas tão insistentemente declaradas pela mídia hoje em dia? Afinal, se tal informação é tão veiculada pela mídia, tendo tamanha aceitação a nível mundial, quem somos nós para questioná-las?
Confesso que, até muito pouco tempo atrás – alguns meses, inclusive –, eu aceitava como fato concreto a existência catastrófica desse aquecimento global e de sua autoria humana. Toda a idéia, a mim, parecia tão coesa e tão amplamente aceita que era difícil não aceitá-la como verdade. Eu sabia da existência de céticos, mas, no entanto, tive muito pouca curiosidade de conhecer seu argumento.
Porém, recentemente, uma onda de curiosidade me atacou, principalmente ao ouvir amigos e colegas meus afirmarem que o argumento cético era, sim, muito coeso e convincente. Após tomar conhecimento das alegações dessa corrente de pensamento científico, deparei-me com uma dúvida imensa. Atualmente, eu não poderia tomar qualquer partido. O que posso fazer é, ao menos por agora, enquanto ainda não há – e provavelmente nunca haverá – consenso quanto a este assunto, aceitar argumentos de ambas correntes, formando minha própria visão.
Acredito que, como também disse em meu texto anterior, para toda ação exista uma reação. Tendo isso em vista, aumentando a emissão de certos gases, como vem ocorrido ultimamente, o meio ambiente acabaria por sofrer alterações. Assim sendo, a idéia de aquecimento global, para mim, é bem plausível. Porém, como é apresentado no documentário disponibilizado por nosso colega Lucas, houve épocas em que a taxa de gás carbônico em nossa atmosfera foi de três, cinco, até dez vezes maior do que na atualidade, o que levantaria dúvidas quanto a autoria do homem em relação a tal efeito. Ele, inclusive, mostra que existiram épocas cujas temperaturas foram bem maiores e outras cujas temperaturas foram bem menores.
Outro ponto destacado neste mesmo documentário que, ao meu ver, foi bem convincente foi que esta idéia de aquecimento global catastrófico causado pelo CO2 produzido pelo ser humano seria uma espécie de “manipulação” feita pela mídia com objetivos políticos e econômicos. Afinal, hoje em dia, uma quantidade enorme de empregos depende do aquecimento global e, se todo esse “carnaval” terminasse, dezenas de milhares de pessoas ficariam desempregadas. Portanto, é economicamente conveniente que haja esse “pânico” ao redor do aquecimento global. Ao assistir ao documentário, uma frase me interessou muito: “A história do aquecimento global é o relato educativo de como um pânico midiático tornou-se a idéia definidora de uma geração”.
Este é e continuará sendo um assunto de grande polêmica e, como já disse, nada mais posso fazer a não ser aceitar argumentos de ambas correntes e formar minha própria visão... e, não obstante, ainda permanecer em dúvida quanto ao que é, de fato, verdade.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Excepcional!
Precisamos de mais reflexões como esta para alimentar nosso espírito!
Abração do prof.,
Donarte.