terça-feira, 2 de junho de 2009

Amazônia, Um Tesouro Ameaçado


Na Amazônia um brasileiro das cidades se sente estrangeiro, devido à distancia física e à distancia cultural. A Amazônia é um lugar onde quase ninguém vai, quase ninguém se preocupa e, quem sabe, por isto ela esta sendo esquecida e brutalmente explorada. E o pior, ela está se acabando, sendo destruída sem que o Brasil se comova, se mobilize.
Já aconteceu com a Mata Atlântica. Ela foi destruída e hoje só restam 5%. agora a Amazônia está sob ataque.
Há trinta anos atrás, a Amazônia estava quase intocada. Porém, nas últimas três décadas suas árvores foram mais destruídas do que nos quatro séculos anteriores. Isto ocorre nas regiões economicamente mais atraentes, lugares onde há cidades e vilarejos, aí então a floresta é atacada cruelmente.
Porém não é um caso perdido, ainda há áreas quase sem ocupação e trajetos ainda não percorridos. Com boa vontade ela pode ser recuperada.
Desde o fim dos anos 60, uma capa vegetal do tamanho da França já desapareceu na Amazônia pela ação do fogo e das moto serras. Aos poucos, esta floresta está sendo comida pelas queimadas, pelo furor das serrarias, pela poluição descontrolada dos garimpos e pela instalação de fazendas de gado em planícies férteis que funcionam também como berçário de peixes. Porém nós brasileiros não estamos sabendo preserva-la. Ela está se transformando em desmatamento, crescimento urbano, mineração, represas (que inundam muito da floresta, alagam muitos habitats, porém produzem pouca energia), e exploração generalizada de seus recursos naturais. Outro problema são os garimpos que deixam os rios envenenados com suas descargas de mercúrio.
Não há registros sobre extinção de espécies, porém as alterações do meio ambiente, a caça predatória e a pesca centralizada em alguns peixes ameaçam um zoológico de desaparecer. Dezenas de mamíferos e répteis estão na lista das espécies em risco. Isto porque seus habitats estão sendo destruídos.
Temos que entender que a Amazônia é a mais rica floresta tropical do mundo e tem uma variedade indescritível de flora e fauna. Isto criou a crença falsa de que ela é inesgotável, o mito de superabundância. A verdade é outra. O solo argiloso ou arenoso da Amazônia é fraco e as árvores se nutrem dos seus próprios materiais orgânicos que caem no chão. Após retirada a capa verde, que se formou a muito tempo, a Amazônia não tem força para se reerguer . Aliás, ela só se mantém por causa das chuvas da região. Essa chuva vem do Oceano Atlântico e da evapotranspiração (evaporação do suor) da floresta. Sem a cobertura vegetal não haveria tantas chuvas e o desequilíbrio ambiental seria imprevisível. Então só à partir de uma quantidade de desmatamento que a floresta poderá crescer novamente.
O grande problema é que as devastações ocorrem com mais intensidade em regiões pobres. Assim sendo, se torna difícil proteger o verde uma vez que é necessário acabar com o trabalho de subsistência dos habitantes. Habitante este que pega sua velha caminhonete entra na mata para surrupiar uma tora de madeira, vender na serralheria mais próxima com preço muito barato para nutrir seus filhos.
O turismo ecológico rende 260 bilhões de dólares por ano, porém a Amazônia, a grande Amazônia, leva apenas 0.01% desta verba.
A Amazônia poderia se desenvolver com atividades ecológicas, turismo ecológico e pesca controlada.
A mineração também poderia ser uma força para a Amazônia, pois se bem feita pode render alto. Porém o Brasil sempre desconfiou destes projetos quando tocados pela iniciativa privada. A Amazônia pode ser salva havendo fiscais controlando as serrarias legais, acabando com os cortes de madeiras ilegais, proibindo certas queimadas (feitas por camponeses para fertilizar as terras com as cinzas do fogo), investindo em projetos de preservação da fauna e flora, investindo em áreas lucrativas que não agridam o meio-ambiente, acabando com alguns garimpos que produzem pouco, porém descarregam muito mercúrio (envenenando rios e a população), estudando melhor a área antes de construir represas (se a represa for feita em lugar plano , as correntezas não terão força para gerar energia) e acabando com a exploração dos recursos em geral, proibindo caças e etc.

Nenhum comentário: