segunda-feira, 1 de junho de 2009


Arco Iris é um dos fenômenos mais bonitos da natureza ao meu modo de ver.Quem quando criança nunca sonhou em poder chegar até ele?ou então passar por ele e pegar um potinho de ouro como diz a lenda?Claro que isso são coisas de criança,mas garanto que todos nós ficamos curioso para saber como ele se forma e o porque que acontece.
Muitas pessoas devem se perguntar por que ele só aparece em dias de chuva e sol.O Arco Iris é um fenômeno óptico que se forma em razão da separação das cores que formam a luz solar.Ele pode ser observado sempre que existirem gotículas de água suspensas na atmosfera e a luz solar estiver brilhando acima do observador em baixa altitude ou ângulo.por isso é bastante comum vermos ele em dias de chuva. Isaac Newton provou que a luz branca ao transpassar um prisma de cristal se divide em vários feixes coloridos sendo sete bem visíveis: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. A luz do Sol é também conhecida por luz branca. Quando esta luz incide em uma substância mais densa que o ar, a água, por exemplo se separam.
É por esse motivo que as vezes vemos arco Iris até em um lago.Muitas pessoas gostariam de saber a quantos metros de nós esta o arco Iris,mas infelizmente essa é uma coisa impossível de descobrir,pois depende do nosso ângulo.Muitas vezes vamos regar as plantinhas com um burrifador e enchergamos um arco Iris,pois há gotículas de água no ar refletindo com o sol.Então crianças ,me desculpem por desvendar este fenômeno,mas vocês nunca poderão chegar até o arco Iris.

Nenhum comentário: