segunda-feira, 1 de junho de 2009

Emboscada: o Aquecimento do Mundo


No texto lido, verificamos fortes indícios de que o mundo está aquecendo. O autor utiliza de muitos dados concretos e coerentes para comprovar a teoria que defende. De uma maneira abrangente, o texto tem um enfoque nas diferentes fontes de energia utilizada pela humanidade – desde a descoberta do fogo até hoje em dia – e suas conseqüências devastadoras no nosso planeta.
No início, tomamos conhecimento da formação dos combustíveis fósseis, sua descoberta pela humanidade e uma breve comparação à eficiência de outras fontes produtoras de energia, como por exemplo, a madeira. Como o rendimento energético dos combustíveis fósseis é muito alto e barato, principalmente quando comparado a outros, passamos a utilizá-los de uma maneira abusiva, sem preocupar-nos com seus efeitos em nosso planeta.
Este fato tornou-se mais intenso com o estímulo da I Revolução Industrial e a expansão populacional. E essa industrialização cresceu tanto que, atualmente, não consigo imaginar o mundo sem eletricidade e máquinas.
Então, encontramos, no texto, dados importantes sobre o efeito estufa, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, é benéfico para o planeta, tornando-o habitável por seres humanos, entretanto este efeito, quando demasiado, causa modificações nocivas à Terra: até o final do século, a temperatura média pode aumentar de 1ºC a 4ºC; derretimento das calotas polares; aumento do níveis dos mares; secas; comprometimento da biodiversidade; modificação dos biomas naturais; etc.
É fácil detectar que o autor do texto possui afinidade com a teoria fryer, defendendo seu ponto de vista de um modo bem convincente, explorando todos os seus argumentos com uma comprovação geológica e científica, concomitantemente com a realidade que vivemos.
No meu ponto de vista, o único modo de modificarmos essa triste realidade é a conscientização e modificação de antigos hábitos: economizar energia elétrica, investir em métodos alternativos para a obtenção de energia, parar com a emissão de gases estufas na atmosfera, etc.
Sei que realizar essas metas para melhorarmos o planeta são complicadas de serem postas em prática. Mas não custa nada cada um por em prática a sua parte, economizando energia, não queimando lixo o quintal, reciclar o lixo de modo criativo, etc. Se eu conseguir realizar a minha parte com eficiência, estarei com a consciência tranqüila, influenciarei as pessoas ao meu redor e quem lucra com esse resultado somos nós, todos os seres vivos, pois se a Terra não estiver em condições habitáveis, todos sofremos e, certamente, morreremos.

Nenhum comentário: