quarta-feira, 3 de junho de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

O texto começa falando de um tempo antigo, por volta de 300 milhões de anos atrás. Onde começa a ser “fabricado” nosso petróleo, gás natural e carvão (futuros e uns dos principais causadores do efeito estufa). Cita também a descoberta desses matérias através de afloramentos na superfície terrestre, e do inicio do manuseio e utilização do mesmo. Esses combustíveis fósseis, como são chamados, são consumidos “gulosamente” para satisfazer nossas necessidades de conforto. Esse consumo excessivo reduz anualmente cerca de 2% do total de nossas reservas conhecidas, alem de poluir o meio ambiente onde vivemos.
Essa destruição do nosso meio ambiente em troca dessas substâncias que movem o nosso mundo é o principal dilema do texto. Guerras em busca do ouro negro (como o texto trata o petróleo em certa parte), destruição da camada de ozônio, aumento dos gases do efeito estufa, degelo entre outros, tudo isso para que? Em grande parte por luxúria ou também questões financeiras (que eu acredito ser uma das principais), luxuria que muitas vezes é notada, mas nada feito a seu respeito, como o gasto excessivo de energia que poderia ser reduzido e por conseqüência à redução da demanda de combustíveis fósseis. Essa grande quantidade de energia utilizada provoca deveras agravamento ao efeito estufa, que por conseqüência retém uma maior quantidade de raios solares, aumentando a temperatura terrestre. Causando o aumento dos oceanos com o derretimento das calotas polares, a mudança na vida de certos seres vivos, enfim alterando grande parte do sistema terrestre.
O autor do texto também cita o descaso da população com o efeito estufa e suas conseqüências ou também a resistência á mudança, pois imagine o colapso financeiro se deixarmos de utilizar combustíveis fósseis. Essa resistência também pode ser chamada de ganância, pois os proprietários da indústria dos combustíveis fósseis jamais se importaram com os problemas que os combustíveis fósseis acarretam, enquanto ganham rios de dinheiro o efeito estufa ficara sempre em segundo plano.
A utilização e a extração desenfreada de combustíveis fósseis manterão o nosso conforto por certo tempo, mas depois que o “certo tempo” passar o que será que vai ocorrer. A população finalmente se conscientizara e tentara mudar para melhor, ou talvez tenha sido tarde demais...

Nenhum comentário: