terça-feira, 2 de junho de 2009

El Niño / La Niña

É o fenômeno que altera a circulação geral da atmosfera, causando o aquecimento anormal das águas do aceano Pácifico Ocidental.
Este, ficou conhecido a partir do século passado quando pescadores peruanos notaram uma certa anomalia nas águas do Oceano Pácifico na sua metade Ocidental. Eles encontraram águas relativamente quentes na superfície, que no entender deles afastavam os peixes, elementos estes de sua subsistência. Calculavam que dita anomalia surgia, mais ou menos de quatro em quatro anos.
Dito fenômeno ganhou o nome de "El Niño" pelo fato de que as pescarias feitas pelos peruanos começavam em Dezembro, justo na época do Natal.
O "El Niño" não só atinge um quarto Ocidental do Pácifico como também se expande até o Oceano Índico com temperaturas na superfície de até 50Cº na Costa Equatorial e com baixas temperaturas no norte do Oceano Pácifico.
Ele não só afeta o clima regional e global como se expande pelo mundo mudando os padrões de vento ao nível mundial, afetando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.
Contrariamente ás características do "El Niño" o fenômeno "La Niña" representa o esfriamento anormal nas águas do Oceano Pácifico.
Com tudo não podemos afirmar que os impactos de "La Niña" tendem a ser opostos aos de "El Niño", pois nem sempre uma região afetada por "El Niño" apresenta impactos significativos no tempo e clima devido á "La Niña", ou seja, o fenômeno "La Niña" tende a ser mais suave que de "El Niño".
Portando durante o período em que "El Niño" se manifesta há muitas chuvas na Costa Oeste da América do Sul e grandes secas em regiões da Austrália e Indonésia. Também acredita-se que ele esteja diretamente relacionado com os verões excepcionalmente quentes na Europa e com as secas na África.

Nenhum comentário: