segunda-feira, 1 de junho de 2009

Chuva Ácida.

Quando ocorre a queima de carvão, combustíveis fosseis e poluentes industriais, é lançado na atmosfera dióxido de enxofre e nitrogênio, que acabam se combinando com o hidrogênio que se encontra na atmosfera em forma de vapor de água. Essa combinação acaba criando a ‘Chuva ácida’. A água da chuva, neve, neblina, geada, etc. ficam carregadas com acido nítrico ou sulfúrico, e ao caírem nas superfícies, alteram o solo e águas, atingindo cadeias alimentares, florestas e lavouras, estruturas metálicas e etc. quem de nós já não viu aqueles monumentos, com bustos de pessoas, danificadas pelo acido da chuva? Pequenos buracos e manchas. Isso é efeito da chuva acida.
E pior, ela pode vir a ser transportada por grandes distancias, acabando por cair em lugares que nem existe queima de combustíveis.
São poucos os modos de evitar a chuva acida, pois só diminuindo o numero de carros, e utilizando fontes de energia menos poluentes, purificando os escapamentos dos carros. (gasolina sem chumbo, conversor catalítico, etc.) e usar combustíveis com baixo teor de enxofre.

Peguei um trecho de um site, que fala sobre alguns prejuízos que a chuva ácida tem trazido para o mundo:

‘’ Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, cerca de 35% dos ecossistemas europeus já estão seriamente alterados e cerca de 50% das florestas da Alemanha e da Holanda estão destruídas pela acidez da chuva. Na costa do Atlântico Norte, a água do mar está entre 10% e 30% mais ácida que nos últimos vinte anos. Nos EUA, onde as usinas termoelétricas são responsáveis por quase 65% do dióxido de enxofre lançado na atmosfera, o solo dos Montes Apalaches também está alterado: tem uma acidez dez vezes maior que a das áreas vizinhas, de menor altitude, e cem vezes maior que a das regiões onde não há esse tipo de poluição.
Monumentos históricos também estão sendo corroídos: a Acrópole, em Atenas; o Coliseu, em Roma; o Taj Mahal, na Índia; as catedrais de Notre Dame, em Paris e de Colônia, na Alemanha. Em Cubatão, São Paulo, as chuvas ácidas contribuem para a destruição da Mata Atlântica e desabamentos de encostas. A usina termoelétrica de Candiota, em Bagé, no Rio Grande do Sul, provoca a formação de chuvas ácidas no Uruguai. Outro efeito das chuvas ácidas é a formaçao de cavernas.’’

Fora os prejuízos para a saúde do homem, pois liberam metais tóxicos, que ficam no solo, que podem vir a alcançar rios, etc. prejudicando a saúde.

Nenhum comentário: