terça-feira, 2 de junho de 2009

Emboscada: O Aquecomento do Mundo

Após a leitura dos texto de Carl Sagan, concluí que o autor exterioriza uma grande preocupação com o "Aquecimento Global" explicitando seus argumentos desde a criação da terra até os nossos dias, mostrando, com provas e argumentos a grande modificação a vida desde o nascimento, desinvolvimento e a atual situação que se encontra o planeta terra.
Os Combustiveis Fosséis, tão bem explanado por ele, em detalhes mínimos, classificando-os como finitos é o que vem a ser o vilão da nossa história.
Os Americanos, que se consideram o xerife do mundo procura esconder seu ouro negro quando no mesmo momento invade os paises Árabes, ricos em Petróleo, com o único objetivo de retirar o almejado e buscado óleo negro para seu próprio uso e desenvolvimento.
Os já falados Combustiveis Fósseis tais como petróleo, carvão, gás, etc., hoje passaram a serem o vilão da história - quando na verdade foram esses elementos que impulsionaram o desinvolvimento da humanidade fazendo com que tudo que disfrutamos hoje, ou seja, o que há de moderno, desenvolvido e técnico foram proporcionado por ditos Combustiveis Fósseis. Não teria havudo uma Guerra Indústrial no século XVIII, nem grandes descobertas medicinais no século XIX e nem teríamos uma técnologia como a que nos foi ofertado no século passado. Tudo isso graças aos Combustiveis Fósseis - o grande vilão do século.
Não vamos colocar aqui detalhadamente os índices e números que o autor apresentou em seu texto relativos á temperatura da terra, dos oceanos, do ar e das florestas tropicais - seria um tema muito científico. Mas entendo perfeitamente que ele está alertando a todas pessoas que o efeito estufa é um problema palpavel e que cabe a todos nós entendê-lo e participar nas pequenas ou grandes soluções encontradas, ou seja, não ignorar o grande problema. É um dever de cidadão e como tal cabe a todos nós arrumar o que desarrumamos com objetivo de que os nossos descendentes recebam um planeta com o mínimo de ambiente habitável.
Não podemos esquecer que a imprensa tem sido incansável nas denúncias relativas ao efeito estufa detalhe este que o autor calcou em várias oportunidades por ser esse o fato de maior incidência no nosso dia-a-dia.
Portanto é nossa obrigação é trabalhar de forma que possamos amenizar os fatores que vêm contribuindo para que este fato não se transforme em tragédia.

Nenhum comentário: