domingo, 31 de maio de 2009

Assunto geográfico: Areia movediça


A areia movediça é conhecida pela maioria das pessoas através de filmes, no cinema, na televisão, onde personagens são engolidos pela areia e só se salvam se agarrando em cipós, galhos etc. Ao contrário do que esses programas apresentam, é um fenômeno que acontece de maneira natural e nao é capaz de tragar uma pessoa. Ela se forma quando areias finas e desprendidas umas das outras recebem determinada quantidade de água, deixando-as saturadas. Os espaços entre os grãos de areia são preenchidos pela água, impedindo atrito entre essas partículas, como mostra a figura acima.
Esse aspecto de viscosidade tende a aumentar quando uma pessoa executa movimentos bruscos, por isso é preciso realizar moventos mais leves. Em locais onde há praias, pode ocorrer afogamentos se houver alguém preso na areia movediça e a maré subir.
Segundo alguns geolistas, a areia movediça não tem sua formação determinada por um tipo específico de solo, e que esse fenômeno não ocorre somente com areia, mas com toda forma de solo granulado. O que determina a sua formação é o conjunto de condições naturais, como a união de água e solo.
Tende a ocorrer a areia movediça, principalmente, em margens de rios, praias, beira de lagos e regiões próximas fontes subterrâneas. Mas também, ela pode se formar em qualquer lugar onde exista água e areia que possam se unir.
Os animais é que podem ficar presos na areia, pois atolam com as quatro patas, nao conseguindo se mexer, e acabam morrendo de fome e de sede se alguem nao vier retira-los, mas nao por serem engolidos, até porque, é bem difícil encontrar um poço de areia movediça muito fundo onde pessoas e animais fiquem totalmente submersos.

Nenhum comentário: