sexta-feira, 29 de maio de 2009

As estações do ano


As estações do ano ocorrem em função da inclinação do eixo terrestre, que é de  23º 27’ em relação ao Eixo da Eclíptica. Com essa inclinação se percebe o recebimento dos raios de sol em certas regiões de forma mais intensa. A partir da inclinação do planeta são determinados os períodos climáticos, quando os elementos climáticos são modificados, em que a temperatura, pressão e umidade mudam.

Antes, os períodos eram divididos em dois, o período quente e o frio, e cada um tinha subdivisões. Depois disso, os períodos passaram a ser divididos a partir do Solstício e Equinócio, que acabaram facilitando a divisão. Durante o intervalo de um ano nós temos dois solstícios e dois equinócios, desse modo nós podemos dividir o intervalo de um ano em quatro períodos. No ocidente, foi permitida tal divisão, mas em outros locais foi diferente, de acordo com a cultura.

Primavera, verão, outono e inverno são as quatro divisões climáticas do ocidente. Primavera é quando as flores estão desabrochadas, o verão é onde o sol fica mais quente, outono é a mudança entre a fase quente e fria. Nesse período as colheitas são realizadas. No inverno, o sol perde a força, e então a região é tomada pelo frio. É relevante lembrar que tais características não têm nada a ver com o nosso clima, onde as árvores não perdem suas folhas no outono.

No mês de dezembro, o Pólo Norte fica mais distante do Sol, sendo a época em que os países localizados na metade norte do mundo, enfrentam sua estação mais fria, o inverno. Durante esse tempo os dias são mais curtos e bem mais frios. 
  Enquanto isso é verão nos países localizadas na metade sul do mundo, como, por exemplo, o Brasil. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos. 

Existem muitos tipos de clima, o temperado, que é caracterizado por ser possível ver as quatro estações do ano de uma maneira bem clara; o mediterrâneo, que apresenta invernos mais brandos e chuvosos, verões quentes e secos; o tropical, que apresenta temperatura elevada o ano inteiro; equatorial, com chuvas abundantes; subtropical, chuvas abundantes, invernos frios e verões quentes; desértico, poucas chuvas, dia quente e noite fria, e o clima semi-árido, poucas chuvas e mal distribuídas durante o ano. No Brasil , o que predomina são os a climas quentes e úmidos. 

Nenhum comentário: