sexta-feira, 29 de maio de 2009

Teorias Demográficas

As teorias demográficas mais importantes são a teoria Malthusiana, a Neomalthusiana e a Reformista. Essas teorias serviram para que fosse melhor de se compreender alguns problemas do mundo.
A teoria Malthusiana acreditava que a população mundial cresceria em um ritmo rápido. Ele baseavasse na progressão geométrica (1, 2, 4, 8..). Malthus pensava que a população cresceria rápido enquanto a produção de alimentos teria um ritmo mais lendo. Para tentar explicar isso usa a comparação a progressão aritmética (1, 2, 3, 4..).
Sendo assim, depois de um determinado tempo, não existiriam mais alimentos suficientes para todos os habitantes da terra.
A maior contestação a essa teoria é que não que o problema seja a falta de alimentos e sim a má distribuição deste. Porém, em nenhum momento a população cresceu como previa Malthus.
Já a teoria Neomalthusiana, criada logo após a Segunda Guerra Mundial, acreditava que se a população continuasse crescendo no mesmo ritmo demográfico, os recursos naturais se esgotariam. Mas que isso não acontecesse foi implantada um controle de natalidade nos países subdesenvolvidos.
A possível solução para esse problema seria o maior controle na distribuição de renda a população.
E a teoria Reformista com idéias contrarias as outras duas teorias, os reformistas responsabilizam os países ricos pela intensa exploração sobre os países pobres, que resultou em um grande crescimento demográfico e a pobreza generalizada.
Essa teoria é defendida pelos socioeconômicos que queriam superar os graves problemas, e sendo assim, a redução do crescimento demográfico seria consequência dessas reformas.
Essas três principais teorias foram fundamentais para que fosse possível explicar alguns fatores preocupantes no mundo. Como surtos demográficos, fome, desigualdade social, entre outras coisas.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse exto fikou muio bom,parabens pra quem fez