quinta-feira, 28 de maio de 2009

Biodiesel

O Biodiesel é uma energia renovável que acaba sendo uma alternativa aos combustíveis que derivam do petróleo, sendo usado em veículos que utilizam diesel. É fabricado a partir de fontes renováveis, sendo um combustível que emite menos poluentes que o Diesel. Atualmente o Biodiesel vendido nos postos brasileiros possui 2% de Biodiesel e 98% de diesel. Para se produzir Biodiesel, o óleo retirado das plantas é misturado com álcool e depois estimulado por um catalisador, catalisador é usado para acelerar a velocidade da reação, sendo usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool, depois o óleo é separado da glicerina e filtrado. Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do Biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros.
O preço da gasolina, diesel e derivados de petróleo tendem a subir a cada ano, o consumo aumenta e as reservas diminuem, a cada ameaça de guerra ou crise internacional, o preço do barril de petróleo sobe muito. O efeito estufa, que deixa nosso planeta mais quente, devido ao aumento de dióxido de carbono na atmosfera e a queima de derivados de petróleo contribui para o aquecimento do clima global por elevar os níveis de CO2 na atmosfera.
O Brasil tem uma geografia de vantagens agrônomas em relação a esse combustível, por se situar em uma região tropical, com altas taxas de luminosidade e temperaturas medianas, associada à disponibilidade hídrica e regularidade de chuvas, se tornando o país com maior potencial para produção dessa energia renovável, o país explora menos de um terço de sua área agricultável, o que constitui a maior fronteira para expansão agrícola do mundo.
As previsões são de uma produção anual de 800 milhões de litros de biodiesel, que devem ser adicionados, na proporção de 2%, ao diesel mineral consumido no Brasil, outra expectativa adotada é de que 50% deste total serão provenientes da agricultura familiar, e os outros 50% da industrial.
Mesmo o Brasil sendo um país propício para a produção dessa energia, há “contras” em relação a este assunto, há a proibição do uso de motor diesel em carros de passeio, sendo assim que os carros, veículos em maior quantidade, não poderiam usar esse tipo de combustível. Em baixas temperaturas, a viscosidade do biodiesel aumenta com isso ocorrerem formações de pequenos cristais, que se juntam e impedem o bom funcionamento do motor.
As lavouras de dendê e soja, cujos óleos desses produtos são fontes de biodiesel, estão invadindo as florestas tropicais, que são muito importantes na biodiversidade. Aqui no Brasil, não são usadas essas lavouras para a produção do biodiesel. Se certo solo só for usado para a produção da matéria-prima de origem vegetal do biodiesel, haverá um desgaste do solo, um esgotamento de nutrientes entre outros, ocorrendo assim à destruição da fauna e flora, aumentando assim o risco de erradicação de espécies e o aparecimento de novos parasitas.
Haverá uma elevação nas emissões de NOx, óxido de nitrogênio pode aumentar até 15% no uso deste combustível, ele é responsável pela baixa qualidade do ar. Na troca do diesel para o biodiesel será necessário a limpeza dos bicos injetores, porque pode haver a liberação de sujeiras e resíduos no tanque e a troca de peças em motores de diesel antigos, porque o novo combustível pode estragar certas partes do motor.
Hoje em dia a questão energética é um dos maiores problemas da Terra, o biodiesel se torna uma boa alternativa para a substituição do diesel, mas alguns cuidados têm que serem tomados, como o cuidado com o solo, para que não haja esgotamento de nutrientes e também a liberação do uso de motores a biodiesel em carros de passeio. É importante que haja diversas mudanças, mas essas mudanças precisam ser estudadas antes, para que não piore a situação do planeta Terra.

Nenhum comentário: