sexta-feira, 29 de maio de 2009

EMBOSCADA: O AQUECIMENTO DO MUNDO

A história do aquecimento global começou a muito tempo, quando os Europeus ficaram espantados por saber que os chineses tinham um tipo de pedra que quando se colocava fogo, pegava fogo. Que é o petróleo. O petróleo nada mais é do que resíduos de seres vivos de milhões de anos atrás.

Desde então começou a briga pela energia, com a pedra de petróleo podia-se aquecer a casa, alimentar uma fornalha e muitas outras coisas. Então os europeus convenceram-se que esse material era rico em energia e fácil para transporte e poderia ser útil, para suas máquinas a vapor e também em aplicações na força militar. E com isso aprendemos a escavar o carvão, e fazer profundos buracos no solo para retirar o gás e o óleo que havia. Assim começou a briga pela produção de energia, na segunda guerra mundial e na guerra do golfo pérsico só aconteceu por somente uma única razão: petróleo, mas o mesmo está acabando, no momento nos reservatórios do mundo à cerca de um trilhão de barris, hoje em dia o mundo produz cerca de vinte bilhões de barris por ano, com isso presume-se que o petróleo irá acabar em breve. Mas a cada dia estão procurando novos meios de energia e muito provavelmente quando o petróleo acabar já teremos um novo meio de se produzir combustível.

Mas o petróleo e outras energias combustíveis poluem muito o nosso ar e quando temos uma concentração muito grande de CO2 (gás carbônico) acontece o que chamamos de ilha de calor, que ocorre nos grandes centros de cidades que é quando os raios solares emitem radiação em forma de calor e esquentam o nosso ar. Com as ilhas de calor ocorre uma concentração muito grande de calor no ar que não deixa o ciclo do ar seja completado que é quando o ar quente sobe e retorna frio. Com isso a temperatura da terra está aumentando. Com isso surgiu uma nova preocupação que é o derretimento das calotas polares, que nada mais é que o gelo ártico, com a temperatura mais elevada o nível dos oceanos está aumentando, com isso estão falando que o mundo ira se “afogar”, mas a realidade não é bem assim, não é porque o oceano está subindo cerca de um centímetro por ano que o mundo vai ser de baixo da água, mas é uma probabilidade que se não for amenizada por se tornar uma realidade.

É também com o calor que ocorre diversas fatores prejudiciais a nossa saúde, por exemplo a malária, essa doença com o calor aumentou cerca de 20% e está infelizmente matando pessoas principalmente no norte do nosso país. Mas com pesquisas recentes descobrimos que um pouco de aquecimento global é bom, pois sem ele a terra seria um planeta muito frio com poucas espécies conseguindo viver em um ambiente desses. Entretanto que temos de produzir tanto CO destruindo o nosso planeta.

Nenhum comentário: