sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aquecimento Global

Os combustíveis fósseis mais utilizados hoje em dia como o carvão, petróleo e o gás natural, surgiram do soterramento de matérias orgânicas como plantas e animais mortos há milhões de anos atrás. Na época em que a madeira era a fonte de energia mais utilizada, descobriram a utilidade do carvão que realizava tudo de uma forma mais eficiente, depois o petróleo e outros gases e óleos que produzem muito mais energia com menos quantidade e a partir daí, estes se tornaram a maior economia global, e permanece até hoje. Porém temos dois grandes problemas: os danos ao meio ambiente que eles causam e o fato de serem esgotáveis.

Com este último fato, a Terra acabou se tornando em uma corrida ao petróleo, onde os países mais ricos tentam dominar maioria das bases. Os combustíveis também vem sendo o principal motivo das atuais guerras que já ocorreram e ocorrem, somente pela sua posse. Cada vez mais isso vai se agravando, daqui a uns 50 anos, o mundo inteiro estará em guerra por ele, tanto que cada dia mais o mundo se torna mais dependente dele. Não só para o nosso dia-a-dia, mas em praticamente todas as indústrias é necessário o uso de algum combustível, sem ele a Terra simplesmente. Com certeza pela arrecadação de lucro, as indústrias preferem o ceticismo nesse assunto, se preocupando apenas com o capital da empresa hoje e não em como mudar essa escassez, inventando novas energias para o amanhã.

O efeito estufa, as chuvas ácidas, as desordens ecológicas causadas pelo vazamento de óleo são uma das conseqüências causada pelos combustíveis. O dióxido de carbono, metano, e outros gases bloqueiam a saída da luz solar refletida pela terra, fazendo com que a mesma fica cada vez mais quente, ou seja, quando mais CO, mas quente a terra ficará. Claro que há estruturas que tentam amenizar o efeito dos gases no planeta, mas o consumo dos gases é muito maior do que a tentativa de amenizá-lo, o que acaba anulando-o.

No século XX a temperatura da terra tem aumentado aproximadamente 1ºC e como cada vez mais estamos queimando mais CO, essa temperatura tende a aumentar cada vez mais em menos tempo. Porém, nós, seres humanos e animais e as plantas habitados na terra somos adaptados ao clima atual, e esse aumento drástico causará conseqüências para todos nós, como extinção de várias espécies que necessitam do frio, muitas florestas serão queimadas, muitas vezes involuntariamente.

Muitos céticos ainda acreditam que as mudanças climáticas são causadas pelas variabilidades naturais, mas sabemos que atualmente esta teoria é meio difícil de acreditar. É incrível quanta coisa drástica vem acontecendo na natureza em tão pouco tempo. Impossível que não exista uma causa maior, além das variabilidades. Percebemos que até onde moramos os invernos ficam cada vez mais curtos, cada ano as secas batem um novo recorde, mesmo assim tem lugares no hemisfério norte que a cada ano ficam mais frios. Além disso, com o aquecimento global, as geleiras tendem a derreter; o que vai causar o aumento do nível do mar e logo, a inundação de muitas ilhas e países.

Eu acho que medidas drásticas têm que ser tomadas o mais rápido possível, é a nossa vida que está em jogo, em todo ano cerca de 325 mil pessoas morrem por desastres ecológicos, e maioria deles é culpa do efeito estufa, causado pelo homem.

Nenhum comentário: