sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

O texto relata um dos principais temas discutido atualmente: o aquecimento global. Primeiramente o autor começa a relatar a evolução das fontes de energia desde os seus primórdios. Afirma, por exemplo, que o carvão foi a primeira grande fonte de energia. Obtinha muita energia e era acessível de ser extraído. Dessa extração resultava no descobrimento de óleos e gases. Após encontrar essa nova fonte, as pessoas começaram a pensar em desfrutar dela. Assim, gerando a maquina a vapor, e o início de geração de energia. A parir disso surgiu um dos grandes dos principais problemas mundiais, conhecido como aquecimento global. Esse é gerado graças à queima de combustíveis fósseis (carvão, petróleo, entre outros).
Obter indústria era sinal de poder e potência para os países, começando assim, uma industrialização, juntamente com domínio econômico, da sociedade gerando esse problema, pois em cada indústria a emissão de gases poluentes era grande, prejudicando assim o planeta. Ao passar do tempo as potencias mundiais foram se desenvolvendo no critério indústria, e cada vez passava a ser mais essencial a utilização de energia. Com isso a sociedade fica, conforme o tempo, mais depende dessas fontes, e colaborando com o aumento desse mal chamado aquecimento global.
O texto foi escrito em 1997, á 12 anos atrás, porém ele consegue evidenciar claramente o panorama atual. O futuro do texto é hoje, e percebemos várias mudanças, infelizmente, no sentido negativo. Esse texto também deveria ser considerado um aviso do que poderia ocorrer nesses anos caso não cuidássemos e precavêssemos contra esse fenômeno. Fenômeno, que não somente ocorreu, mas evoluiu bastante.
É triste perceber por causa desse aquecimento estão ocorrendo grandes conseqüências. Os níveis dos oceanos estão aumento, graças ao derretimento das calotas polares. Podendo ocorrer à submersão de cidades litorâneas. O autor cita como exemplo, as cidades de Nova York, Miami, New Orleans e Veneza, que são consideradas algumas das mais belas e conhecidas cidades do mundo, que poderão ser submersas. Conforme o tempo passa a terra será cada vez mais aquecida. A Possibilidade de furacões e ciclones será cada vez maior, pois o aumento da temperatura faz com que aconteça maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes; Além disso, haverá a tendência de desertos, resultado de vários desmatamentos em florestas, tanto de vegetação quanto animal. Aumentos significativos de ondas de calor. Exemplo dessas ondas é o atual verão europeu com temperaturas altíssimas. Como se vê em Roma onde está ocorrendo o verão mais quente dos últimos anos.
Os gases poluentes são ozônio, dióxido de carbono, metano e monóxido de carbono que são os principais gases responsáveis do fenômeno.
O autor mostra, em claras palavras, que o aquecimento global está presente em nosso dia e é pura responsabilidade e culpa de nós, os homens.
Para acabar ou diminuir esse mal, o autor diz que devemos nós unir e trabalhar junto por um longo e cansativo tempo. Mas acho impossível a população se unir por essa luta, pois confronta as ideologias dos denominados ‘’principais países do mundo’’, que também são os que mais geram poluentes á favor do aquecimento, pois eles não pensam na preservação do mundo, eles só pensam em si próprios, com seu poder, sua economia e gerando lucros, aumentando suas indústrias, e conseqüentemente, cada vez mais, sua emissão de gases.
Será que um dia teremos solução para esse aquecimento global? Eu, com minha humilde opinião, acho que não. Minhas esperanças são nulas a respeito da solução desse problema.

Nenhum comentário: