sexta-feira, 29 de maio de 2009

Condições de vida do brasileiro

Indicadores do Desenvolvimento Sustentável

Segundo o relatório do IBGE de junho de 2002 sobre o desenvolvimento sustentável os principais pontos são:
- Taxa de analfabetismo: em dez anos, entre 1991 e 2000 houve uma queda nesta taxa, mas assim mesmo o Brasil ainda é um dos países com maior número de analfabetos da América Latina. A região Sul possui o menor número de analfabetos enquanto a Região Nordeste possui o maior. Esta queda no índice de analfabetismo não significa dizer que nosso povo é culto. Ainda temos um grande número de pessoas completamente analfabetas no país. O Brasil tem uma significante parcela da população com menos de três anos de estudo, que são os chamados analfabetos funcionais. Analfabetismo funcional é a denominação dada à pessoa que mesmo tendo conhecimento das letras (frases, sentenças, textos) e números, não consegue interpretar textos e nem fazer operações matemáticas. Também é conhecido por analfabeto funcional o indivíduo maior de 15 anos com escolaridade inferior a três anos. No Brasil o índice de analfabetos funcionais é de 68%. É um índice muito alto. O problema deve-se à baixa qualidade de nosso ensino, ao baixo salário dos professores o que acaba levando os alunos a abandonarem a escola. Fora da escola, estes jovens acabam se envolvendo com drogas, entrando na criminalidade. Isso é um dos grandes problemas enfrentados no Brasil.
- Mortalidade infantil: diminuiu a taxa entre 1991 e 2000. As menores taxas estão no Sul e Sudeste. A Região Nordeste, na qual sempre há uma grande taxa de mortalidade infantil, houve uma queda nesta taxa. A situação da saúde pública no Brasil ainda é caótica, por isso acredito que essa diminuição na taxa de mortalidade infantil deve-se, na realidade, a uma diminuição na taxa da natalidade em todo o país.
- Desemprego: Nas grandes capitais houve um aumento do desemprego, chegando acima de 11% a taxa de desemprego no país em 2004, segundo o IBGE. O curioso é que, no mesmo período, a renda média da população aumentou. Acredito que, os empregos do tipo temporários, os trabalhos informais, os famosos “bicos”, contribuam para aumentar a taxa da renda média da população.
- Renda média: embora tenha havido um aumento na renda média da população, as desigualdades continuam. Existe uma grande diferença nas rendas entre homens e mulheres e entre bancos, pardos e negros. Concordo contigo Donarte, que essa diferença na renda é um dos argumentos usados para quem defende o sistema de cotas, pois ganhando menos é mais difícil investir em estudo e portanto ingressar numa universidade pública.
- Violência: Na zona urbana a violência aumentou significamente na década de 90, com grande número de assassinatos. Com certeza o grande número de assassinatos está diretamente ligado ao tráfico de drogas, tendo em vista o aumento significativo desta prática no Brasil.
Os indicadores socioeconômicos refletem nas relações do homem com o meio ambiente. Embora nosso país tenha reduzido o consumo dos gases responsáveis pela diminuição da camada de ozônio, o desmatamento cresceu. Apenas 8,2 das cidades brasileiras reciclam o lixo (isso é uma questão de educação, que as escolas e a família devem ensinar aos seus jovens).
Para atingir o desenvolvimento sustentável será preciso haver uma melhora na educação, saúde, desemprego, distribuição de renda (hoje há poucos com muita renda e muitos com pouca renda), saneamento básico, habitação e segurança. Num país como o nosso é bem difícil haver tal melhora. Isso porque elegemos muitas vezes as pessoas erradas. Políticos corruptos, que além de não cumprirem suas promessas, ainda tiram do povo o pouco que tem. É preciso que o povo fique atento às pessoas que elegeram, cobrar resultados, lutar pelos seus direitos. Talvez assim se consiga alguma coisa em benefício de toda a sociedade brasileira.
Nosso país tem condições de melhorar esta situação. Sei que é quase uma utopia melhorar nossa situação, mas realmente acredito que pode melhorar. E prefiro pensar assim. Quem sabe o povo aprendendo a votar, prestando mais atenção a sua volta, procurando se informar mais sobre o que está acontencendo no Brasil e no mundo, acabe conscientizando-se e fazendo valer seu direito de ter uma vida digna.
Se pararmos para pensar estes cinco pontos acima referidos são os mais debatidos durante as eleições, cada candidato apresenta suas propostas que, no entanto, raramente ou nunca são colocadas em prática.
Se cada um fizer a sua parte, há grandes possibilidades de que nos próximos anos possamos chegar a índices mais positivos atingindo o nível desejado do desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário: