sábado, 30 de maio de 2009

Emboscada: o aquecimento do mundo

Os principais temas do texto são os mais falados no momento, aquecimento global e fontes de energia. O texto começa com a explicação de como o carvão mineral foi formado na superfície terrestre, quando plantas morriam e eram enterradas sob a lama e, depois de eras, se transformou no carvão que hoje conhecemos. O petróleo foi formado de uma maneira parecida, um imenso número de plantas e animais morreram e foram para o fundo do mar, sendo cobertos por sedimentos e, também após eras, foi formado o petróleo, juntamente com o gás natural. E, por serem basicamente constituídos de resíduos fósseis, o carvão, o petróleo (que muitas vezes é chamado de óleo ao longo do texto) e o gás natural são chamados de combustíveis fósseis.
Os combustíveis fósseis tiveram grande importância nas duas guerras mundiais, a busca pela energia que eles proporcionavam. Guerras contra o Japão e no Golfo Pérsico são explicadas por essa razão, sendo que os Estados Unidos ainda necessita do Golfo Pérsico para esse consumo.
Usinas da Inglaterra nos primeiros anos da Revolução Industrial acabaram por poluir o ar e causar doenças respiratórias. E, ainda hoje, industrias liberam gases poluentes, que contribuem para o efeito estufa e não é bom para saúde principalmente das pessoas que moram por perto dessas industrias.
Levando em conta a estação do ano, altitude e hora do dia, a Terra tem a temperatura de 13o C, graças ao efeito estufa. Sem o efeito estufa, a temperatura seria inadequada e impossível a sobrevivência de seres humanos. Mas, quando o efeito estufa é em excesso, que é o que acontece hoje, temos, por exemplo, o aumento do nível dos mares, que pode fazer com que ilhas e costas sumam, serem soterradas pelos oceanos.
Com testes realizados pela extração de calotas glaciais da Groelândia e da Antártida, revelam que a temperatura da Terra e a abundância de CO na atmosfera aumentam e diminuem juntos. Também puderam chegar na conclusão que nos últimos 100 mil anos a Terra entrou e saiu de várias eras glaciais. O intervalo encontrado entre uma era glacial e outra foi de 3o C a 6o C no aumento da temperatura. É dito que o aumento ficará entre 1 e 4o C. Se ocorrer a menor previsão, os países desenvolvidos não serão tão prejudicado quanto os outros, mas, se ocorrer a maior, nem os países desenvolvidos serão severamente prejudicados.
Mesmo com aumentos de temperatura moderados, as temperaturas vão variar, em alguns lugares pode acontecer de ficarem mais frio, outros, mais quentes. Previsões são que em locais do Sul e Sudeste da Ásia, América Latina e na África subsaariana se tornarão quentes e secas, afetando a produção agrícola. Mas alguns países, teoricamente, podem sair ganhando, aumentando suas exportações, como os Estados Unidos e Canadá.
Com o aumento do nível dos mares, ilhas e costas podem desaparecer, que é o caso de ilhas da Polinésia e Melanésia, também cidades como Veneza, Bancoc, Miami, Nova York, entre outros.
Porém, existem possibilidades que o efeito estufa possa se auto controlar. Exemplo: aumenta a temperatura dos oceanos, mais vapor de água na superfície, que também é ajuda no aumento do efeito estufa, mas acaba por gerar mais nuvens, que refletem a luz solar para o espaço, fazendo com que ocorra um declínio na temperatura.

Nenhum comentário: