sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aquecimento global

Trabalho de tema livre, assunto escolhido: aquecimento global


O aquecimento global (assim conhecido o aumento da temperatura média do oceano e do ar perto da superfície terrestre) é manifestado como um problema nas temperaturas de áreas do Hemisfério Norte, no Hemisfério Sul, a temperatura já é mais estável,, apesar de também ser atingido pelo aumento do nível do mar. Esse fenômeno é principalmente causado pela grande emissão de gases estufa na atmosfera, fazendo com que aumente a temperatura terrestre, já que os gases estufa fazem com que a os raios solares fiquem “presos” na atmosfera terrestre. Os principais países emissores de gases estufa são os industrializados, suas fábricas lançam muito dióxido de carbono na atmosfera, como os Estados Unidos, e nos que há grande índice de desmatamento, como o Brasil. Outros fatores que influenciam no aquecimento global são: variação da órbita da Terra ao redor do sol, e erupções vulcânicas

Há controvérsias sobre o aquecimento global, alguns cientistas dizem que não está acontecendo e o que na verdade acontecerá é um esfriamento global. Mas as provas de que o aquecimento global está acontecendo são praticamente incontestáveis. Como as medidas de temperatura em todo o mundo, a diminuição de cobertura de neve em alguns pontos do globo e o aumento do nível global das mares.

São muitas as conseqüências do aquecimento global. Como a possível extinção de ecossistemas, aumento do nível do mar (que já está sendo comprovado) pela diminuição das geleiras, podendo fazer desaparecer ilhas e terras perto da costa marítima e, junto com o aumento da temperatura e do nível dos mares, terá mais vapor de água na atmosfera, que também é um causador do efeito estufa, conseqüentemente, do aquecimento global também. Mas também existem efeitos positivos, como a maior produtividade de áreas do Hemisfério Norte que, por causa da temperatura, não podia produzir nenhum ou certos alimentos agrícolas.

As previsões são, que até o final do século, a temperatura da Terra aumente em até6o C. E o aumento do nível marítimo ficará entre 14cm e 43cm.

O Protocolo de Quioto é um acordo mundial para tentar combater o aquecimento global, tendo em vista a diminuição de emissão de gases que contribuam para o efeito estuda. 160 países concordaram com o protocolo, mas países que são grandes emissores, como o Estados Unidos não participam do contrato. Apesar de que países como a China e a Índia, que são países em desenvolvimento, sejam liberados de algumas cláusulas.


Nenhum comentário: