sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

A história nos conta que o carvão, o petróleo e o gás natural tiveram origem respectivamente nas samambaias, cavalinhas e licopódios que morriam e eram enterrados na lama e em plantas e animais unicelulares que morriam e tombavam até o fundo do mar transformando-se, após eras de fervura, em petróleo e gás natural.
Os europeus reconheceram que estes materiais ricos em energia e fácil transporte podiam ser úteis para aquecer as casas, fazer funcionar uma máquina a vapor, gerar eletricidade, impulsionar a indústria e pôr em movimento trens, carros, navios e aviões. Com tudo isso, começou uma grande exploração em busca desses materiais e eles passaram a dominar a economia. O carvão, o óleo e o gás, são chamados combustíveis fósseis, porque são compostos principalmente dos resíduos fósseis dos seres remotos. Os combustíveis fósseis proporcionaram grandes benefícios com criação de indústrias, produtos químicos e por essa razão as nações farão tudo para preservar suas fontes de suprimento. Eles também conduziram duas guerras mundiais. Podemos citar a Guerra do Golfo Pérsico em 1991 que pôs em risco a vida de 200 mil jovens norte-americanos por causa do petróleo. Embora haja uma quantidade finita de óleo, gás e carvão no mundo é improvável que fiquemos sem eles num futuro próximo. Porém custa caro encontrar reservas inexploradas e há possibilidade de que os países entrem em guerra para conseguir o material.
E quanto ao custo ambiental? É imenso. A poluição do ar já causou epidemia de doenças respiratórias. Os automóveis acrescentam seus gases de escapamento. O vazamento de óleo causa uma desordem ecológica. Há quem diga que os benefícios gerados pelos combustíveis fósseis superam os danos que eles causam à saúde. Os governos e a população, aos poucos, estão conscientizando-se da consequência perigosa da queima de combustíveis fósseis, ou seja, a combinação do carbono no combustível fóssil com o oxigênio do ar. Alguns gases no ar como dióxido de carbono, vapor de água, óxidos de nitrogênio, metano, são absorventes no espectro infravermelho e bloqueiam o caminho de volta ao espaço da luz solar. Isto faz com que a terra aqueça acima do normal, ou seja, é o efeito estufa. Entre a queima de combustíveis fósseis e a destruição de florestas, nós, humanos introduzimos 7 bilhões de toneladas de dióxido de carbono no ar a cada ano. O metano também está aumentando devido a agricultura e à indústria. Estudos revelam que quanto mais CO na atmosfera, mais quente fica a Terra. Vários oráculos têm empregado modelos computacionais para calcular qual deverá ser o aumento de temperatura se a quantidade de dióxido de carbono dobrar até o final do século XXI. Todos predizem que o aumento médio ficará entre 1 e 4 C. Com isso a extinção das espécies será muito acelerada. O homem está influenciando o clima. Especialistas afirmam que é improvável que o aquecimento global tenha causa natural. O aquecimento global tem gerado secas, tempestades violentas, enchentes. As mudanças no clima afetam os animais e os micróbios que carregam doenças, gerando doenças como febre amarela, dengue, malária e outras. Enquanto a terra esquenta, o nível do mar sobe. É provável que muitas ilhas desapareçam, cidades devem ficar submersas.
Uma questão que se deve comentar é a realimentação, que pode ser positiva ou negativa no sistema climático. As positivas são perigosas, como por exemplo, seria maior quantidade de CO no ar que aquece a terra e os oceanos, lançando outro gás-estufa, o vapor de água, provocando maior calor, elevando a temperatura. As realimentações negativas são homeostáticas. Introduzindo mais dióxido de carbono na atmosfera, injeta mais vapor de água, gerando mais nuvens e, portanto, menos luz solar na Terra. Embora muito se tenha discutido a respeito nenhuma solução foi encontrada. A realidade é que os combustíveis fósseis mundiais estão prejudicando a todos. Os capitães das indústrias de combustíveis fósseis estavam tentando obter lucro e oferecer um produto que todos queriam. O dano foi involuntário. Não há culpados. Para evitar que o problema se agrave, devemos nos unir por um longo período. Temos que mudar. Nos Estados Unidos, embora cresçam as evidências sobre a seriedade do aquecimento global, nada se tem feito para melhorar.
Na minha opinião, somente a conscientização mundial poderá ajudar a salvar a população do aquecimento global. Enquanto os poderosos visarem o lucro como foi relatado no texto estudado, não há como diminuir os efeitos das mudanças no clima. Ricos e pobres tem que colaborar. É a única possibilidade que temos de salvar o planeta. Devemos buscar alternativas conscientes, mudarmos alguns de nossos conceitos e encararmos isto como um problema real que precisa ser resolvido, mesmo que a longo prazo, para o bem estar de todos.
Fazendo uma conexão do texto analisado com a questão energética (Projeto Energia), vê-se que há alternativas para atenuar o problema do aquecimento global. No caso, as fontes de energia renováveis, são excelentes alternativas, pos retiram o abundante fluxo de energia do sol, tanto através da luz e calor que ele fornece, quanto através das plantas, ventos e quedas de água. Isto diminuiria a poluição do ar, pois o impacto sobre o meio ambiente é bem menor.
As usinas convencionais (hidrelétrica, termoelétrica, termonuclear), provocam impactos negativos no meio ambiente. As usinas alternativas (eólica, oceânica) por sua vez, também causam prejuízos ao meio ambiente. É claro que essas usinas são fontes de geração de empregos o que consequentemente movimentam a economia. Precisamos da energia elétrica em nosso dia-a-dia, em nossa residência, no comércio e na indústria. É um direito nosso. Pagamos o nosso consumo.
A questão da energia e seus impactos no meio ambiente precisa ser encarada como uma responsabilidade de todos e a busca por soluções alternativas deve ser cada vez mais explorada a fim de que tenhamos um futuro melhor, com mais qualidade de vida em todas as partes do mundo.

Nenhum comentário: