sexta-feira, 29 de maio de 2009

A teoria das placas tectônicas:

A teoria das placas tectônicas afirma que o planeta terra é dividido em varias subdivisões da crosta terrestre que flutuam sobre um substrato pastoso, a astenosfera (camada logo abaixo da litosfera). Essas placas se movimentam de forma lenta e continua, podendo se aproximar ou se afastar, provocando abalos à superfície terrestre como formação de montanhas, terremotos, atividade vulcânica, fossas oceânicas, etc.
Lentamente, o fundo do mar abriu-se em diversas fissuras, permitindo o contato do magma com a água do mar. Começou então um processo interminável de deslocamento das diferentes placas que constituem a crosta terrestre. A energia necessária para acionar este processo proveio da enorme quantidade de calor armazenado no interior da Terra. O magma possui movimentos de convecção térmica, que o faz chegar a superfície da Terra, como se fosse grandes ilhas, renovando sua fisionomia. Esse processo é conhecido como a “deriva dos continentes”.
Essas placas se movimentam chocando-se umas nas outras, porém de formas distintas, pois os movimentos não acontecem da mesma forma. Eles podem ser:convergentes, divergentes ou transformantes.
-Os limites convergentes: São as chamadas “zonas de subducção”, onde uma placa afunda sob a outra, pois se movimentam na mesma direção, se encontrando e colidindo.
-Os limites divergentes: São as zonas onde há a separação das placas, criando uma crosta oceânica a partir do magma vindo da abertura.
-Os limites transformantes:São as chamadas zonas de conservação, onde não ocorre nem divergência, nem convergência. As placas deslizam e podem causar fortes terremotos.
A principio, há 240 milhões de anos atrás, haviam somente duas placas Laurásia e Gondwana e essas, ao decorrer do tempo sofreram transformações que as dividiram em varias e diferentes partes. Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.
Essa teoria é importante de ser estudada, pois ninguém olha para uma montanha e se pergunta “como ela apareceu aí?”, por exemplo. Os conhecimentos adquiridos a partir desse estudo, então, nos permite entender esses fatos naturais que ocorrem em nosso planeta terra.
Esta teoria surgiu a partir da observação de dois fenômenos geológicos distintos: a deriva continental, identificada por Alfred Wegener, e a expansão dos fundos oceânicos. A teoria propriamente dita foi desenvolvida no final dos anos 60 e desde então tem sido universalmente aceite pelos cientistas, tendo revolucionado as Ciências da Terra. Tem importância comparável à descoberta da tabela periódica, genética e até fatores relacionados à física.



Referência:

Fonte: Disponível em:http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/
Acesso em: dia 22 de maio 2009.
Fonte: Disponível em: http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u293.jhtm
Acesso em: dia 22 de maio 2009.
Fonte: Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/geografia/placas-tectonicas/
Acesso em: dia 28 de maio 2009.
Fonte: Disponível em: http://www.oceanario.pt/cms/1238/
Acesso em: dia 27 de maio 2009.
Fonte: Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas

Nenhum comentário: