terça-feira, 26 de maio de 2009

Texto: China X Tibete

Desde as olimpíadas de Pequim, no ano passado, o assunto China x Tibete voltou aos holofotes, sendo muito discutido, protestado e muitas pessoas dando seus pontos de vista sobre o assunto. Com isso fiquei interessado no assunto e me questionei a cerca do porquê desse conflito, e quais razões levaram e levam a tantas discórdias entre eles.
Tudo começa a parir de 1949 quando a China, então dominada e controla por Mao Tse-Tung, aderiu o comunismo em seu regime político. Dotando medidas, que na opinião de comunistas chineses, melhorariam a vida da população. No ano seguinte da implantação, a China anexou em seu território o Tibete, um estado localizado no sudoeste do país, oferecendo para este uma autonomia controlada.
Os tibetanos, como eram conhecidos os habitantes do Tibete, tinham a religião como sua principal característica. Eram seguidores do budismo, tinham como líder espiritual Dalai Lama, conhecido também como Buda. Ele era e é tratado como um deus por sua população tendo vários seguidores e admiradores não somente no Tibete, mas como em outras varias partes do mundo.
Em 1950, irritados com o domínio chinês em seus territórios, os tibetanos se revoltaram querendo sua liberdade, sua independência. Mas o que era para ser um sucesso foi um fracasso. A população foi destruída e arrasada pelos exércitos e tropas chinesas. O resultado disso foi à captura de Dalai Lama que foi forçado a sair do país. Onde, após, somente encontrou exílio na Índia.
D, Lama ganhou em 1989 o premio Nobel da paz, fato que estimula ainda mais a conquista dessa independência.
Hoje em dia Tibete é uma província chinesa, mas a população não reconhece a China como seu país. Mas no meu ponto de vista os tibetanos não querem a independência, eles somente gostariam a sua autonomia, pois com ela, eles conseguiriam seguir sua própria religião e seus próprios costumes.
Com tudo os tibetanos tentaram, e obtiveram a atenção do mundo tentando apagar a tocha olímpica e fazendo protesto por onde ela passava. Isso tudo com muito vandalismo, fato que não é característico do povo tibetano. E o governo chinês acusou D. Lama de incentivar o protesto. No entanto D. Lama respondeu dessa forma “É preciso ensinar aos jovens que os conflitos só podem ser resolvidos pelo diálogo. Isso implica em não violência. Por isso, acredito que os governos deveriam se esforçar mais por divulgar a educação para a bondade”. Contradizendo as palavras do governo Chinês.
Mas conforme o tempo passa, vem aumentando a ajuda e apoio de vários países para a liberação do Tibete, porém isso será de extrema dificuldade, pois bate contra os interesses chineses. Interesses ligados especialmente na economia. A economia tibetana se destaca em recursos naturais, sendo uma grande fonte de madeira, ouro e zinco. A China obtém esses recursos e lucra muito com eles. Sendo assim, o Tibete provavelmente continuará dependente da China.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Leandro,
Onde estão as alterações por mim sugeridas?!

Fernando disse...

é verdade, LEANDRO...