sexta-feira, 29 de maio de 2009

Ilhas de calor

Ilhas de calor é um elemento climático que ocorre no centro de grandes cidades devido alguns fatores, um deles é a elevada capacidade de absorção de calor de superfícies urbanas como o asfalto, telhas de barro, paredes de tijolo ou concreto, etc. Também por causa da falta de áreas revestidas de vegetação, prejudicando o albedo ( a medida da quantidade de radiação solar refletida por um corpo ou uma superfície), o poder refletor de determinada superfície (O que determina o albedo é a cor, a rugosidade, se é áspero ou não, ou se é “liso”, reflexivo, etc) e logo levando a uma maior absorção de calor (obs: dito pelo professor em aula). Outro fator que influencia é a impermeabilização dos solos pelo calçamento e desvio da água por bueiro e galerias, o que rediz o processo de evaporação, assim não usando o calor, e sim absorvendo. Outro é a concentração de edifícios, que interfere na circulação dos ventos, poluição atmosférica que retém a radiação do calor, causando o aquecimento da atmosfera (efeito estufa) e também pela utilização de energia pelos veículos de combustão interna, pelas residências e pelas indústrias, aumentando o aquecimento da atmosfera. Esses são os fatores que influenciam para que ocorra as ilhas de calor.
Por causa desses fatores, o ar atmosférico na cidade é mais quente que nas áreas rurais. O nome ilhas de calor se dá pelo fato de que na cidade apersenta uma taxa de calor muito alta, enquanto no campo é uma taxa de calor normal, pois o poder refletor de calor de suas redondezas é muito maior que nas cidades.
Então resume-se que sempre nas cidade de interior, nas cidades rurais, a temperatura tende a ser mais agradável que nas grandes cidades, nas metrópoles. Quanto mais arborizada for a região, menor será a temperatura em comparação a metrópole.Vou citar um exemplo que eu pude perceber quando vou viajar para o interior: quando vou a Santa Maria, percebo que é sempre mais quente, devido a sua localização, fica situada em um "buraco" ("depressão geológica"), tornando-se assim mais quente, mais abafado, e também por conter uma área urbana relativamente grande. Quando vou a Bento Gonçalves, Garibaldi, essas regões que chamamos de serra mas que na realidade não existem serras aqui, percebo um ar mais agradável, mais puro, as vezes bem menos quente que a capital. Essas regiões são muito arborizadas, com bastante mato. A diferença de temperatura de Bento e Garibaldi para Porto Alegre e Santa Maria, dependendo do dia são bem diferentes, enquanto a temperatura máxima aqui da capital chega a 28°C, em Santa Maria certamente será na base de 30 a 32°C e em Bento a máxima seria de 25°C nao passando muito disso (devido ao "gradiente vertical de temperatura”,a cada 100m que subimos em altitude a temperatura tende a diminuir, em média, 0,65º C). . Então essa diferença toda de temperatura de uma região para outra se deve as ilhas de calor, um assunto fundamental da geografia que sempre bom aprender o porquê da diferença de uma região para a outra em termos de calor.

Nenhum comentário: