quinta-feira, 28 de maio de 2009

Emboscada: Aquecimento do mundo

O autor começa falando de algumas das nossas fontes de energias atuais, citando as suas origens, fala do descobrimento do carvão, que como foi citado no texto, “eram muito melhores que a madeira”, querendo dizer que o carvão continha mais energia e era mais fácil de ser transportado e também da extração do carvão que também resultava nos gases e óleo. Após o descobrimento os seres humanos foram dando utilidade às fontes de energia, como exemplo citado no texto, a máquina a vapor, gerar eletricidade e entre outros.
Assim essas substâncias se tornaram muito importante na sociedade, se tornando consequência do aquecimento global, elas dominaram a economia e impulsionaram a civilização tecnológica global, foram fatores importantes nas guerras mundiais, sendo assim, regem o mundo. Mas para toda ação há uma reação, o ser humano funciona com essa queima de combustíveis fósseis, mas os combustíveis são resíduos de seres remotos juntamente com a luz do sul armazenada pelas plantas antigas. Ele fala do desenvolvimento do planeta em cima dessas fontes e que o ser humano fará de tudo para não perder suas fontes de suprimento, porque estamos se tornando viciados nisso.
Aparecem comentários de que os Estados Unidos são a polícia do globo porque são extremamente egoístas em relação ao petróleo, que é uma necessidade preeminente hoje em dia, eles importam em grande quantidade, para que o preço dele não seja tão caro e assim seja possível que a sua indústria funcione. Mas uma hora esse líquido, chamado de ouro negro vai acabar, sendo assim necessário o descobrimento de outras fontes de energia, como estudamos no projeto energia, porque aos poucos a sociedade está percebendo o que está acontecendo ao seu redor, mas não só o petróleo, mas também irá acabar o óleo, gás e carvão.
Ainda não sabemos o preço que pagamos por tudo isso, porque estamos esgotando as fontes de energia, causando danos à nossa saúde e destruindo o nosso planeta, no texto aparecem os exemplos da queima de carvão, emissão de poluentes, chuva ácida, desordem ecológica e a explica detalhadamente o efeito estufa, gases que causam isso, explicando o que ele resulta, dizendo que ele é necessário, mas não em uma quantidade absurda. Ele cita no aquecimento do oceano, que iria causar uma elevação na temperatura e a também de que os raios solares não conseguem sair da nossa atmosfera, isso de denomina o efeito estufa.
O autor cita em muitas vezes o que o ser humano está fazendo com a terra, falando da emissão de gases do efeito estufa, com isso a elevação da temperatura média da Terra e dá exemplos de outros planetas como Vênus. Fala dos efeitos da erupção de um vulcão, o resfriamento que ela causa, mas se não houver nenhuma nova erupção, a temperatura só tende a aumentar. Cita as eras glaciais, que antes era tudo gelo e que também se não fosse o efeito estufa, seria impossível a sobrevivência de um ser humano no planeta, porque a temperatura seria muito baixa.
Comenta sobre os climatologistas, perguntando se eles podem pós-dizer o clima do passado e ressalta os últimos descobrimentos feitos que vieram da indústria do petróleo, por meio das perfurações.
Conforme vários grupos científicos o aumento de temperatura da terra, em relação ao aumento de emissão a quantidade de dióxido de carbono, ficará por volta de 1 a 4°C, concluindo que essa alteração é mais rápida do que qualquer mudança climática já observada, o aumento resultaria em consequências e mudanças para todas as nações. Conclui que é evidente o aquecimento global, quanto mais gases estufa, mais quente fica, mas não dá 100% de certeza de que a culpa é dos seres humanos, mas que já era esperada a elevação de temperatura, mas não na quantidade atual e também ressalta que o homem muito sofre com a mudança de clima.
Supondo aumentos moderados dos gases, as temperaturas irão aumentar e alguns países iram sair prejudicados e outros beneficiados, mas que para a população pobre, o impacto será mais severo. Haverá a possibilidade de uma crise agrícola por volta de 2050 por causa do aquecimento global e a já é perceptível a elevação do nível dos mares que resultariam no desaparecimento de diversas ilhas, existe uma aliança que prega a diminuição dos gases estufa, porque se os mares subirem, diversas pessoas não terão aonde viver.
Ele fala das realimentações positivas que resumidamente resultam na elevação da temperatura da terra, e das negativas que são ao contrário, diminuição da temperatura, elas são consideradas termostatos do clima, se fossem bastante poderosas, o clima poderia se autocontrolar. É preciso estudar os modelos computacionais porque não se tem certeza do que pode vir, porque podem ocorrer novas realimentações que não temos conhecimento. Mas o que se sabe é que quanto mais rápida a mudança climática, mas difícil é a adaptação para os sistemas homeostáticos.
O autor conclui que não somos inteligentes para sabermos de tudo, mas que não apostaríamos a nossa vida em algo que não tivemos certeza, também fala da importância das questões ambientais, ressaltando os encontros científicos para a discussão deste assunto (nenhum trabalho apresentou que o aquecimento seria um equívoco). Afirma que o aquecimento é evidente, porque está prejudicando a nossa saúde, fala que ele foi causado por toda a população, mas algumas pessoas tiraram diversos proveitos das fontes de energia, e que para salvarmos o planeta é necessário que trabalhemos juntos, mas que não haja resistência às mudanças, porque é necessário, mas precisamos achar soluções para as fontes de energia e para o planeta porque não conseguimos viver sem energia.
Primeiramente, gostaria de ressaltar que achei o texto dentro do contexto em que vivemos, porque ele foi escrito em 1997. As questões apontadas por ele são verdadeiras, que hoje em dia precisamos de energia, essa energia vem dos combustíveis fósseis, mas o uso inadequado dessa fonte está prejudicando o planeta com o lançamento de gases estufa na atmosfera gerando o efeito estufa e assim o aquecimento global que está nos prejudicando com a elevação da terra média da terra, assim ocasionando outros problemas. Precisamos de um plano que não falte energia e que o nosso planeta não seja afetado com isso tudo, uma boa fonte de energia renovável seria a eólica, como vista no projeto energia, que é considera uma fonte limpa. É importante que a população perceba o que está acontecendo ao seu redor, porque até hoje, só pensamos em nós, em tirar proveito de tudo sem pensar no nosso planeta e, enfim, começar a procurar outros jeitos de viver sem que prejudiquemos alguém ou alguma coisa.

Nenhum comentário: