sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: O aquecimento do mundo

O texto fala muito bem sobre o problema mais recorrente nessa última década, sobre o assunto da moda: aquecimento global, efeito estufa e suas consequências. Este texto, que tem um conteúdo bem técnico, bem específico, digamos, é uma espécie de apanhado geral sobre toda a situação que coloca frente a frente o homem, com sua necessidade insaciável de crescer, e o planeta, com sua humilde necessidade de sobrevivência.
Embora seja um pouco antigo e desatualizado, se considerarmos que surge uma projeção nova sobre esse assunto a cada dia e o texto é de 12 anos atrás, ele consegue de forma clara dar um panorama geral de todo contexto em que estamos inseridos no mundo e não erra em momento algum em suas previsões ou constatações.
Ele é uma espécie de texto didático-opinativo, pois explica o que é o aquecimento global, o que são, para que servem e quais os benefícios e malefícios dos combustíveis fósseis que usamos, o que e quais são os gases envolvidos no aquecimento global, ele explica ainda a função de cada gás, sua serventia, mostra com uma abordagem interessante quais os interesses que estão por trás de todo esse imbróglio que vive o mundo, decidindo se assume que o aquecimento global é uma catástrofe iminente ou não.
O texto mostra como que funcionam as projeções dos especialistas, explica como os técnicos analisam os aumentos de temperatura, falam das expectativas dos economistas sobre o que se relaciona ao aquecimento global, menciona os cientistas, enfim, é um texto que defende que o aquecimento global está aí, sim, e que ele é de responsabilidade e de culpa pura e simplesmente do homem. Ele é uma espécie de alerta. Traz dados confiáveis e explicações científicas de que o aumento de temperatura da Terra é uma realidade dura que deve ser enfrentada.
Nas palavras do texto: “Em 1995, depois de um estudo exaustivo, representantes dos 25 mil cientistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas concluíram que “o equilíbrio das evidências sugere que há uma discernível influência humana no clima”. Ou ainda: “´É improvável que o aquecimento global seja causado pela variabilidade natural, há uma chance de 90% a 95% de que não estejamos enganados”.
Apesar de mostrar o contraponto, o lado dos que dizem que isso é um ciclo pelo qual o planeta sempre passa, que estamos entre eras glaciais, o autor é claro quando se posiciona sobre o assunto. Ele mostra argumentos e mais argumentos que corroboram com a sua idéia. Não é difícil constatar sua preferência. Acho, todavia, que, mesmo não concordando, ele poderia dar um pouco mais de destaque ao ''outro lado'' da questão, nem que fosse para mostrar o que há de errado nas teorias dos que prevêem consequências menos graves para o nosso futuro.
Mesmo assim, concordo com ele. Aceito todos esses argumentos de que o aumento da temperatura terrestre é realmente algo para nos preocuparmos. O homem, na sua incessante busca pela evolução máxima, desenfreada, pela produção de energia sem precedentes, pelo aproveitamento maior, acaba por ignorar totalmente questões importantes de preservação da natureza, questões essas que, mais à frente, virão a prejudicá-lo completamente. Deve ser registrado, também, que os principais responsáveis pelo aquecimento global são as chamadas “potências mundiais”, aquelas poucas nações que exploram o mundo e que controlam tudo.
Esse é um problema anunciado, que sabemos que está por vir e que se, como bem disse o autor, quisermos evitar, devemos trabalhar juntos e por um longo período. O principal obstáculo é certamente a inércia e a resistência à mudança. É só o homem deixar o seu lado perverso de lado e fazer um esforço para mudar, porque, em caso contrário, as consequências só Deus (ou os cientistas) sabe(m)...

Nenhum comentário: