sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

O assunto principal do texto é o mais discutido ultimamente: o aquecimento global. O autor defende a tese de que nem tudo que falam sobre o aquecimento é realmente verdade, muitas coisas são apenas suposições ou exageros.

O argumento que mais me chamou a atenção foi que a produção global de petróleo é de cerca de 20 bilhões de barris por ano, mas consumimos aproximadamente 2% das reservas comprovadas. Muitos pesquisadores falaram que ficaríamos sem petróleo, carvão e gás natural muito em breve. Isso acabaria com o nosso conforto, já que usamo-los como combustíveis, principalmente nos meios de locomoção, ou em usinas termelétricas. Imaginem só se não pudéssemos contar com a energia gerada por esses combustíveis fósseis? Haveria uma diminuição enorme na geração de energia elétrica, apesar dos problemas ambientais causados por esses combustíveis que diminuiria também.

“A nossa vida depende de um equilíbrio delicado de gases invisíveis que são componentes secundários da atmosfera da Terra” diz o autor. A própria natureza se encarrega de manter esse equilíbrio, como – por exemplo- as plantas que absorvem o dióxido de carbono, mas um pouco de efeito estufa é bom, para que a Terra não congele. Uma coisa é comprovada, nós estamos lançando gases estufa, a mais do que deveríamos, na atmosfera. Além da queima de combustíveis fósseis ( compostos por resíduos fósseis de seres que habitaram a Terra a bilhões de anos), destruímos florestas inteiras, que voltam a lançar gás carbônico na atmosfera.

Contudo, o autor defende a possibilidade de que alguma variação na quantidade de carbono acontece naturalmente, apesar disso à influência humana é a maior causadora de danos no ambiente. Se não tomarmos certas atitudes, depois será tarde demais e coisas como a eletricidade, que é imprescindível para a vida humana moderna, serão escassas.

Nenhum comentário: