sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hidrografías e Hidroelétricas

Hidrografia é a área ocupada por um rio principal e todos os seus tributários, cujos limites constituem as vertentes, que por sua vez limitam outras bacias. No Brasil, a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume de água, sendo dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade. Em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica.
Tal potencial é utilizado na hidrelétrica e está entre formas de obtenção de energia que menos poluem, pois é concebida a partir da força das águas
. Se principalmente compararmos com os combustíveis fósseis, há a percepção de que não gera resíduos que poluem o ambiente.
Apesar de aparentemente não ser nociva ao ambiente, a geração de energia dessa forma requer a construção de enormes reservatórios que represam as águas de um rio de modo que formem quedas, responsáveis por movimentar as turbinas. Diante disso, percebi que, ao represar um rio, enormes áreas são inundadas, cobrindo florestas, matando animais, comprometendo rios menores e seus peixes. Chegam a ter alguns casos que é solicitado a retirada de pessoas de fazendas antigas, povoados e até cidades.
Visando um crescimento da tecnologia das usinas hidroelétricas, os primeiros pontos que padecem na estrutura geral do funcionamento são a instalação e seus impactos ao meio. Acredito que, como citei no início, o Brasil apresenta uma hidrografia muito propícia para geração de energia. Acredito que a forma como são aplicadas as usinas desse tipo hoje, poderiam ser revistas e trabalhadas mais a fundo no nosso país, pois temos uma oportunidade enorme de energia, porém necessitamos de ser conscientes e não destruir o nosso meio que vivemos.

Nenhum comentário: