sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

No texto, o autor fala sobre a ação dos recursos naturais que usamos como fonte de energia atualmente. Ele comenta que há muito petróleo a ser descoberto ainda, e muita fonte de energia como carvão a ser usado. Mas considerando este texto de 1997, essa grande quantidade já diminuiu, mesmo sendo pouca essa diminuição, já é um fato a se preocupar. Um dia, esses recursos irão se esgotando cada vez mais, até acabar e até lá precisamos achar outras fontes de energia para nos mantermos.

Mas nem todos esses recursos que são usados como fontes da eletricidade são benéficos, eles podem agredir a natureza e as pessoas as quais moram por volta de usinas (como as vistas no Projeto Energia). Algumas pessoas que vivem perto de usinas termelétricas, por exemplo, normalmente adquirem algum problema que envolva dificuldade de respiração. Isso se torna outro fato que deve ser analisado e para se preocupar, pois quanto menos fontes de energia que prejudicam a saúde tanto do ambiente quanto dos indivíduos, melhor será uma qualidade de vida na superfície.

Mesmo assim, as substâncias que produzem a energia elétrica, se tornaram fundamentais para a sociedade, e também para o comércio. Como pro exemplo, os Estados Unidos sendo a “polícia” pois são egoístas em relação ao petróleo, importando em grande quantidade não cara.

Mas o petróleo e os outros recursos fontes de energia causam danos terrestres também, como o autor citou, queima de carvão, emissão de poluentes, chuva ácida, desordem ecológica e efeito estufa.

O efeito estufa. Alguns gases liberados na atmosfera são chamados gases estufa, como citados no texto: dióxido de carbono, vapor de água, óxidos de nitrogênio, gás metano, clorofiuorcabonetos. O que ocorre, é que eles absorvem muita luz solar, e mantém uma quantidade dela ainda na superfície terrestre, como uma grande estufa terrestre. É como um cobertor espesso ao redor da superfície da Terra (definição do autor para gases estufa).

Essa liberação de gases causa um aumento da temperatura do planeta. Apesar de isso ser um fato que assusta a humanidade, ou deveria para uma geração futura, o aquecimento já foi um acontecimento que beneficiou a humanidade atual da Terra. Na era glacial, houve o aumento na temperatura média do planeta, o que ocasionou derretimento do gelo, por causa do efeito estufa. Se não houvesse o aquecimento, poderia não haver vida no planeta.

Há estudam que possuem o objetivo de tentar pós dizer o clima terrestre no passado, com o uso de novas tecnologias que tornam possíveis os estudos físicos e químicos em núcleos de gelo cortados de calotas glaciais. O que resultou dos estudos foi que quanto mais CO é liberado na atmosfera, maior será o clima terrestre. O autor chama a atenção, alertando que uma mudança pequena de temperatura, como 3 graus a mais, pode causar danos sérios.

No texto é apresentada uma hipótese de ser dobrada a liberação de dióxido de carbono na atmosfera. É previsto por vários laboratórios que o aumento seria de 1º a 4ºC. As conseqüências tanto para os ricos quanto para os pobres seriam desastrosas e seria necessária a alteração do mapa climático da Terra. É citado que as florestas e vida selvagem se apresentam em áreas isoladas de nós, sendo possíveis as extinções de várias espécies, pois não teriam outros lugares para se manterem.

Achei interessante a parte na qual o autor fala sobre realimentações no sistema climático terrestre. Há a realimentação positiva, em que ele dá o exemplo de que a temperatura aumente e o gelo derrete, absorvendo mais luz, aquecendo e derretendo, e assim por diante. Mesmo assim, ela seria incontrolável, pois seria consecutiva, e não sabemos quando poderia acabar esse ciclo.

Sobre a realimentação negativa, o autor dá um exemplo de o aquecimento terrestre aumentar, pela emissão do dióxido de carbono, tendo mais vapor na atmosfera, a assim, mais nuvens, as quais refletem muita luz do sol de volta ao espaço, resfriando então, a superfície do planeta.

Achei muito interessante os pontos que o texto ressalta, pois serve como um alerta a quem não está preocupado com o futuro da Terra, e com nossas vidas, porque como foi dito, um pequeno aumento na temperatura terrestre pode provocar danos inevitáveis e não bem vindos. Sobre os recursos naturais que servem como fontes de energia para nós, o mais certo seria aproveitar mais as usinas eólicas, que não provoca impacto ambiental, nem desperdiça material, e o vento é sempre aproveitável. Não é liberado nenhum tipo de substância que polui o ar, o que não provoca danos na saúde do meio ambiente e nas pessoas que moram perto. Assim, retardariam o esgotamento dos recursos como o carvão e o petróleo.

Nenhum comentário: