quinta-feira, 28 de maio de 2009

Água e suas características

ÁGUA: ESCASSSEZ E POLUIÇÃO
Este trabalho englobará os seguintes tópicos: o cliclo hídrico e a distribuição dos recursos hidricos, disponibilidade, uso e consumo de água, água: motivo de guerra e poluição das águas.
Como se sabe, a água, no planeta Terra, é um recurso natural que é finito e delimitado. Contrastando com essa realidade, a população mundial tende a aumentar gradativamente ao longo dos anos, e este fato provoca um grande desequilíbrio: muitos seres vivos consumindo uma única fonte esgotável. Acrescentando que o seu desperdício, poluição, a sua distribuição desigual e a urbanização mau elaborada contribuem para um grave problema, a falta de água. Mas a questão da água ser ou não renovável é ambigüa: sob o aspecto do seu ciclo, ela é renovável, portanto a observação acima está incorreta; porém, sob o aspecto da poluição, especialmente com metais pesados, é praticamente impossível de purificá-la novamente, tornando a afirmação anterior válida.
→ O ciclo hídrico e a distribuição dos recursos hídrico:
Na natureza, encontra-se a água em três diferentes estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A circulação natural da água é essencial para que exista vida no planeta Terra,e esta circulação denomina-se ciclo hidrológico da água.
A água dos rios, lagos, vegetais e geleiras evapora para a atmosfera, em um processo que denomina-se evapotranspiração. O solo não realiza evapotranspiração, nele apenas ocorre a evaporação da água. As baixas temperaturas da atmosfera provocam uma condensação deste vapor, fazendo com que este líquido precipite-se sobre a superfície Terrestre.
Porém, nem toda precipitação retorna para a atmosfera em forma de vapor, grande parcela desta permanece nos continentes, circulando sob forma de água doce. Essa desigualdade denomina-se excedente hídrico à qual se transforma em rios, lagos ou em lençóis de água subterrâneos, ou seja, nas águas doces da Terra, que representam uma pequena parcela da hidrosfera.
Entretanto, esta destribuição não ocorre de uma forma uniforme: 97,3% correspondem aos oceanos e mares; e 2,7% são constituintes de águas doces.
Apenas 0,6% da hidrosfera é um recurso hídrico economicamente aproveitável pelo homem e, ainda, está conentrada em algumas regiões da Terra, enquanto outras sofrem de sua carência. Em contrapartida, nove países possuem cerca de 60% da água: Brasil (12%), Rússia, Estados Unidos, Canadá, China, Indonésia, Índia, Peru e Colômbia. O clima é fundamental para explicar essas diferenças, pois influi diretamente na evaporação e na distribuição das chuvas ao longo do ano.
Tabela 1: Regiões carentes de água na Terra.
Continente Local Área (km²)
África Saara 9260000
Kalahari 260000
Ásia Península Arábica 225500
América do Sul Atacama 78268
→ Disponibilidade, uso e consumo de água
Estima-se que a quantidade de água potável no planeta seja a metade do que há cinqüenta anos atrás, ou seja, 12,5 mil km³, sendo que as reservas mundiais chegavam a 16800 m³ por pessoa ao ano. As previsões para 2025 não são animadoras, podendo chegar a 4800 m³.
Entretando, a disponibilidade de água per capita no mundo não será igual: a Europa e os Estados Unidos terão metade do que dispunham em 1950. Ásia e América Latina terão apenas um quarto desta disponibilidade. As regiões mais atingidas serão o Oriente Médio e a África que terão apenas a oitava parte do que tinham em 1950. Enquanto o Brasil, que é riquissímo em águas, acaba se tornando pobre, devido ao fato de suas águas estarem em um estado lastimável.
A água é utilizada principalmente na agricultua, na indústria e no abastecimento de cidades. A agricultura é o setor que mais utiliza recursos hídricos, principalmente para a irrigação. Na irrigação, quando a água passa pela lavoura repleta de inseticidas, retorna repleta de inseticidas, contaminando todo o solo. Hoje, 70% da água disponível no planeta é utilizada nessa atividade, mas estima-se que em 2020,serão necessários mais 17% desse recurso para alimentar o mundo. A Europa é a campeã de consumo desse recurso no setor idustrial e a Oceania concentra no setor doméstico cerca de 8% do total mundial.
Visto que a quantidade de água disponível por habitante caiu nos últimos anos, devemos nos preocupar com este recurso.
Quando analisamos o consumo hídrico por dia no mundo, percebemos diferenças extremas: em Nova York consome-se 2 mil litros por dia, enquanto alguns países africanos não atingem a média de 10 a 15 litros por dia. Segundo a Unicef, apenasa metade da população mundial tem acesso à água potável.
→ Água: motivo de guerra
Sabe-se que rios que atravessam países representam fontes essenciais de abastecimento de água, portanto cerca de oitenta países podem passar por sérios conflitos para obtenção de recursos hídricos. Em muitas regiões, as disputas pela água mesclam-se com desavenças político-religiosas existentes e, há também, locais em que simplesmente existe uma séria dificuldade para a obtenção da água.
→ Poluição das águas
Como ao longo dos anos, as populações, gradativamente, vêm poluindo exponencialmente a água potável de nosso planeta, a sua disponibilidade complica-se à cada ano. As ações poluidoras da água caracterizam-se pela expanção das atividades industriais, agrárias e o crscimento desenfreado das cidades e da população mundial, ou seja, os mesmos fatires que caracterizam a diminuição de fontes de água potável.
Os principais poluidores da água, conseqüência direta dos fatos citados acima, caracterizam-se por: lixo sólido, bem como seus resíduos, agrotóxicos em geral, esgotos sem tratamento e os resíduos de mineradoras.
Os dejetos domésticos são responsáveis por cerca de 85% da poluição das águas, e os 15% restantes são causados pelas indústrias.
Poluição nos rios
Atualmente, a puluição dos rios caracteriza um sério problema, pois como os rios recebem suas águas das chuvas, o seu volume varia muito ao longo do ano. O agravamento ocorre nas épocas de estiagem, todavia a diminuição do caudal resulta na incapacidade de diluição dos poluentes. Os principais vilões da água, neste caso, é o mercúrio, o chumbo e o cianeto. Outro aspecto da poluição dos rios está interligado com a questão da contaminação termal, que é a alteração na vida dos rios atingidos por usinas termelétricas, através da temperatura das águas utilizadas na refrigeração dessas usinas.
Contaminação dos mananciais e o desperdício
Os mananciais são alimentados pelas águas das chuvas e sua formação depende da vegetação e do tipo de solo. O desperdício e poluição dos mananciais por resíduos industriais e lixo doméstico orgânico têm sido uma preocupação mundial.
Os habitantes das grandes cidades (principalmente de países subdesenvolvidos) têm sido os mais prejudicados pelo mau uso dos recursos hídricos.
Poluição dos oceanos e mares
Os oceanos e mares têm uma importância fundamntal na manutenção de vida na Terra: regulam os climas de nosso planeta e causam precipitações e alimentam rios, lagos e mananciais etc.
Mas os oceanos têm sido muito atingidos por uma grande variedade de impactos ambientais: vazamentos de petróleo e óleos, poluentes provenientes de rios, lançamento de lixos atômicos e esgotos.
→ A pobreza e a poluição das águas
A pobreza e as desilgualdades sociais agravam a poluição dos recursos hídricos. A falta de saneamento básico e de coleta regular de lixo e os loteamentos clandestinos em áreas de mananciais são fatores que muito contribuem para a poluição das águas.
Segundo a OMS, nos países subdesenvolvidos havia cerca de 3,31 bilhões de pessoas vivendo sem saneamento básico. A água contaminada ou a sua falta têm matado cerca de 5 milhões de pessoas por ano no mundo.
Bibliografia:
http://www.amigodaagua.com.br/
http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm
http://www.cprm.gov.br/publique/media/ciclo_agua
Livro: Fronteiras da Globalização – Geografia Geral e do Brasil, de Lúcia Mariana e Tércio. Páginas: 117 a 124.

Nenhum comentário: