quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Universo

Nós estamos no planeta Terra, e esta é incomparável se comparado a imensidão de todo o espaço que há ao redor dela. É uma esfera de espaço chamada “esfera celestial”. Neste espaço, são concentradas galáxias, sendo elas uma coleção de massas solares que podem conter entre 100 mil e 3.000 bilhões de estrelas. Elas se reúnem em grupos e supergrupos e possuem várias formas. A Terra e todo o Sistema Solar em que ela se encontra, está na galáxia denominada de via Láctea.

A Via Láctea é uma galáxia em espiral que medem 100 mil anos-luz de diâmetro. As galáxias em espiral têm a tendência a possuir estrelas mais jovens, e conseqüentemente, mais brilhantes, enquanto as galáxias elípticas, que são as mais comuns, contêm estrelas mais antigas. Andrômeda é muitas vezes comparada a nossa galáxia, passando a ser conhecida como galáxia gêmea, porque tem mais ou menos o mesmo tamanho, a mesma forma e idade.

No Sistema Solar, o Sol é o centro, e os planetas orbitam ao redor dele. Ele é um astro e aparece muito mais brilhante para nós, comparado com todas as outras estrelas do Universo, devido a sua proximidade com a Terra, e a luz dele demora 8 minutos luz até chegar a nós. Neste sistema, há planetas gigantes (inclusive o nosso) até maiores que a Terra, e milhares de outros planetas anões e asteróides, sendo todos estes sofredores da ação gravitacional do Sol.

O Universo é um espaço onde sempre terá algo novo e surpreendente a ser estudado e analisado, pois é infinitamente grande e com inúmeros planetas, estrelas, meteoros, luas, ou seja, há várias curiosidades a serem estudadas e descobertas ainda. Com estes estudos trabalhados detalhadamente, somos capazes de saber nossa origem e também o nosso futuro, para tentar evitar possíveis danos à humanidade.

Nenhum comentário: