quinta-feira, 28 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

O texto é muito bem escrito e fala sobre o aquecimento global e suas conseqüencias. Mesmo sendo um pouco desatualizado (de 1997) ele faz previsões que se mantém até até hoje, ou até pioraram. Ele fala que o mundo atualmente gira em torno de plantas e animais que viveram a milhões de anos atrás, que são os combustíveis fósseis. As nações entram em guerra pelo petróleo, a Guerra do Golfo Pérsico, segundo o texto, foi somente pra conseguir o domínio "ouro negro" daquela região. O autor não faz aquelas previsões catastróficas de que o petróleo do mundo vai acabar em tantos anos, ele apenas diz que um dia vai acabar e que por enquanto cada vez mais reservas serão descobertas. O homem necessita disso para produzir a energia para viver, existem vários modos alternativos de se obter essa energia, mas não é viável. E cada vez mais vamos sofrendo as conseqüencias da ganancia do ser humano, que só pensa em dinheiro.
O custo ambiental que pagamos por queimar esses combustíveis de forma descontrolada que pagaremos é imenso. O petróleo quando queima lança Dióxido de Carbono na atmosfera, o que aquece nosso planeta. O calor gerado pelo núcleo da Terra é rídiculo perto do que o Sol nos aquece, graças ao efeito estufa conseguimos viver no mundo, se não fosse ele, os oceanos estariam todos congelados e não haveria vida aqui. Segundo o texto, se acrescentarmos mais gases estufa, o calor vai ficar cada vez mais retido aqui no planeta. Ele faz uma comparação com Vênus, que é um país inabitável por sua atmosfera composta de Dióxido de Carbono e Ácido Sulfúrico, se continuarmos aumentando essa concentração isso pode ocorrer conosco também. São apresentadas várias tentativas engenhosas de conter esse aquecimento.
Eu concordo praticamente em tudo que o texto está dizendo, nós chegamos a um ponto em que abusamos tanto do nosso planeta que precisamos parar de fazer isso. Mas de 1997 para cá, a "cabeça" da população mundial mudou muito, acho que estamos muito mais conscientes do que estávamos há 12 anos atrás, apesar dos gases estufa continuarem a crescer. Eu acho que a Terra arranjará uma adaptação a essa injeção de Dióxido de Carbono e derivados, nós podemos observar isso em desastres naturais nunca vistos antes no mundo. Lugares onde não era comum sofrerem com tornados estão sofrendo, e os que já eram estão cada vez mais fortes os ventos. Mas nós também não podemos parar a economia mundial para salvar o planeta, nós chegamos a um ponto que não conseguimos viver em hamornia com mesmos da nossa espécie. Temos que usar o petróleo pra produzir praticamente tudo em nossa vida, aqui no teclado que eu estou digitando, foi necessário queimar petróleo para ele poder estar aqui, e eu não conseguiria viver sem essas tecnologias.

Nenhum comentário: