sexta-feira, 29 de maio de 2009

Assunto geográfico: Biomassa

Com o crescimento populacional, a preocupação pelo meio ambiente e o futuro esgotamento das fontes de energias convencionais, se acentua uma procura por outros tipos de energia, as energias renováveis. Esse tipo de fonte de energia não se esgota, temos como exemplo, a energia eólica (dos ventos), hidráulica (da correnteza dos rios), a biomassa (dos vegetais), entre outras.
A biomassa, ou a Bioenergia é um tipo de energia que transforma todo o rejeito de origem vegetal ou animal em energia. As formas de obtenção da bioenergia estão na combustão, na gaseificação, na fermentação e na produção de substâncias liquidas. Temos também o lixo residencial (orgânico), lixo industrial, bagaço da cana, madeira, casca de arroz, e outros resíduos que podem ser utilizados para esse fim. Nas usinas termelétricas, a queima da biomassa pode também ser empregada como complemento do carvão na combustão que gera energia. Como combustível liquido, gera hidrogênio e monóxido de carbono. O lixo orgânico pode ser transformado em gás metano por fermentação, o que ajudaria no problema desse lixo em pequenas e grandes cidades. A madeira não é considerada uma biomassa renovável pois o reflorestamento exigiria um investimento muito grande e demoraria muito tempo. Nas substâncias liquidas a produção do etanol (álcool etílico) surge a partir do bagaço da cana de açúcar que é utilizado para movimentar motores de veículos. Esse tipo de álcool é bem menos poluente do que a gasolina, o que ajudaria na emissão dos gases que ajudam a poluir o nosso ar, porém o álcool de cana deveria ser substituído pelo álcool de eucalipto (metílico), porque desgasta menos o solo, e é ainda menos poluente do que o álcool.
A Bioenergia só depende da regulamentação, pois já existem vários projetos de geração de energia a partir do aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar. Um outro grande obstáculo é o comércio desse tipo de energia, porque ao contrário de outras fontes, a eletricidade gerada por meio da biomassa ainda é pouco conhecida e divulgada. A usina de biomassa funciona assim: O bagaço da cana é queimado numa caldeira, que gera energia térmica em forma de vapor de água. Numa turbina, essa energia é transformada em mecânica e no gerador em energia elétrica. Já existem tecnologias mais sofisticadas que permitem maior utilização do bagaço.

Nenhum comentário: