sábado, 30 de maio de 2009

Revolução Industrial

Recebemos um trabalho, que teríamos que escolher um tema, da geografia, e relatar sobre o mesmo. Como já discutimos em aula, e até virou questão da nossa primeira prova, geografia não é apenas relevo, montanhas, paisagem, e sim, é tudo o que sentimos, vimos, tocamos. Geografia é espaço, vida, política, interesses pessoais, ganância, humanismo. Você já parou para pensar o que seria do mundo sem tecnologia ? Será que seria um mundo melhor ? Essa resposta não temos como saber, porém, podemos imaginar. Sobre todas estas questões polêmicas e sem fim que o meu tema escolhido relata: Revolução Industrial.
Tivemos duas revoluções industriais, a primeira aconteceu na Inglaterra, em meados da segunda metade do século XVIII. Esta revolução foi um dos acontecimentos mais importantes e marcante, para o mundo. Foi a revolução da mudança, das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela motor. Revolução industrial, possui este nome graças ao forte impacto que ela causou na sociedade, foi um grande marco para a história, foi a passagem do feudalismo para o tão polêmico e contestado, porém amado, capitalismo.Com a substituição dos homens, do trabalho humano, pelas máquinas, gerou muito desemprego, portanto podemos concluir que essa “evolução” da sociedade, e suas novas tecnologias, foram, também um acontecimento muito ruim para muitas pessoas. O nosso mundo é muito individualista, infelizmente. Todas invenções, novas idéias, como mostra este tema escolhido por mim, são feitas para, simplesmente aumentar a velocidade e qualidade da produção de seu próprio produto, tudo para gerar mais lucro. E foram as descobertas de novas fontes de lucro, como o petróleo, a utilização do aço e a geração de energia através de água, com usinas hidrelétricas, no final do século XIX até meados do século XX, que marcaram o que chamamos hoje de segunda revolução industrial, essa nova fase de descobertas e aumento de capitalismo egoísta. Tivemos que escrever sobre o aquecimento global, neste mesmo blog. Aquecimento global tem alguma coisa a ver com este tema ? Mas é claro! Se não fossem máquinas que liberassem Co2 para a atmosfera, e os outros, chamados, gases poluentes, não teríamos a preocupação que temos hoje com o clima do nosso país. Mas revolução industrial não é apenas coisas ruins, como eu mesmo falei no começo do texto, não temos como saber se seria melhor se não tivesse acontecido esta revolução. Imagina se não tivéssemos a tecnologia que temos hoje, de produção e informação, como a mídia por exemplo, que muitas vezes é criticada e poucas vezes é lembrada de sua importância.
No mundo de hoje, que a cada dia novas coisas são inventadas, novos jogos, computadores, etc, e as crianças estão cada vez mais se preocupando com a nova tecnologia ao invés de brincar, se exercitar, como que será o nosso futuro ? Será que não estamos passando por uma terceira revolução industrial ? Espero que tenha exposto bem minhas idéias, e é com este comentário que acabo o meu texto.

Nenhum comentário: