quinta-feira, 28 de maio de 2009

Impactos Ambientais.

Impacto ambiental é quando de alguma forma,equilíbrio ecológico, é rompido. O grande culpado pelo impacto ambiental é o homem. Mesmo ocorrendo em alguns casos estragos feito pela própria natureza como fortes tempestades ou secas rigorosas, na grande maioria das vezes, continua sendo culpa do homem, fazendo com que o ocorrido seja apenas uma reação da natureza.

A geografia está presente no estudo do impacto ambiental, analisando as localizações ocorridas e repercussões no espaço geográfico para a vida humana. Estudando também os impactos causados e comparando os locais com antigamente, como era antes do impacto, para vermos como destruímos o meio em que vivemos.

Os impactos ambientais vêm aumentando cada vez mais a cada ano que passa, ele era muito pequeno no início da história do homem. O aumento da população e o aumento de suas necessidades influenciaram diretamente, cada vez mais temos necessidades de mais infra-estrutura, porém muitas vezes, o que utilizamos acaba prejudicando. A primeira forma de impacto ambiental foi pela agricultura, que foi a primeira atividade sedentária do homem, atrás de melhores terras, ocorreu muito o desmatamento, queima de lenha, devastação e poluição do solo e etc. além da agressão à natureza feita por agrotóxicos ingeridos na terra.

Depois da agricultura surgiu a indústria, e nenhuma destruição ao equilíbrio ecológico é tão forte quanto ela, pois esta afeta o ar, a água, as florestas e o solo. Iniciando com a revolução industrial, cada vez mais ela vez poluindo o meio ambiente de uma forma mais devastadora. Todo dia há a criação de muitas industrias, com N especialidades, mas o que realmente importa é a poluição que ela gera.

Mesmo as indústrias sendo para o bem da humanidade, ela está diminuindo a vida do planeta, e logo, a nossa também. Todos os tipos de água são contaminados por vários tipos de poluentes. O ar torna-se cada vez mais irrespirável, sem contar o aquecimento global. Muitas espécies estão entrando em extinção, pois seu habitat está sendo destruído e eles não encontram alimento pois a seca é cada vez maior. Além disso, também ocorre a poluição sonora, mais visível nas grandes cidades, com vendedores ambulantes, buzinas de automóveis, ronco de motores, bares, discotecas e afins, tornando, sem perceber, um caos para os residentes, aumentando os níveis de estresse. Além disso, cada vez mais o verde das cidades é substituído por algum cartaz com propaganda, principalmente nos períodos eleitorais; isto se chama de poluição visual.

Foi confirmado também que quão mais rico o país for, mais danos ele causará ao meio ambiente. A ambição pela tecnologia e materiais industriais vem pondo em risco cada vez mais o nosso planeta. Quem manda no mundo hoje em dia é quem tem poder, as indústrias estão incluídas nisto, e nunca que elas vão deixar de produzir, de lucrar, pelo impacto que ela causa no ambiente, infelizmente esta é a realidade de hoje em dia. E até não encontrarem meios alternativos para cessar isso, nada mudará.

Nenhum comentário: