quinta-feira, 28 de maio de 2009

Emboscada: O Aquecimento do Mundo

Este texto trata da utilização de energia, tendo como enfoque as consequências que esta, de acordo com suas fontes de produção, desencadeia, contextualizando com o processo evolutivo, desde os primórdios da humanidade até os dias de hoje.
Desde que o homem descobriu o fogo e sua capacidade de aquecer e cozinhar, a energia passou a ser alvo de conquista dos seres humanos até atingir grande importância, propiciando a propulsão para a tecnologia, sendo hoje, imprescindivel para o nosso conforto e bem-estar.
Com o crescimento populacional e a influência da Revolução Industrial, a necessidade de produzir energia ampliou-se e o carvão mineral e o petróleo, chamados de combustíveis fósseis devido ao fato de serem compostos de resíduos fósseis de seres, pasaram a ser utilizados.
Hoje, calcula-se o estrago que ocasiona essa produção, com a intensificação do efeito estufa, o aquecimento global e uma série de prejuízos aos biomas e à manutenção da biodiversidade. Todavia, a mentalidade de muitos mantém-se conservadora, mesmo sabendo das consequências para o meio ambiente, acreditando que os benefícios proporcionados compensam esses danos; mal sabem eles que atestam contra as suas vidas, pois estamos poluindo o PLANETA, que reage através de várias ações, portanto estamos agredindo, mesmo que indiretamente, nossas vidas.
A emissão de dióxido de carbono e metano, o aquecimento global e a intensificação do efeito estufa tornaram-se ações rotineiras, e notícias como a devastação de biomas já não provocam o choque que antes provocavam, tamanha é a degradação. Por isso, é necessário um cenário de mudança, de termos consciência de que para mudar é preciso a cooperação e a integração da população, e acima de tudo, a mudança de mentalidade, com o propósito de ajudar, ou seja, de economizar energia começando pelo âmbito domiciliar. Ao tomar conhecimento de todos esses acontecimentos, o que temos de saber é que não foi a geração de energia ou as indústrias que nos puseram nessa situação, mas sim nós mesmos, e o único jeito de evitar piores consequências é a nossa integração.
O carvão mineral e o petróleo, duas das fontes energéticas mais utilizadas atualmente, têm baixo valor de mercado e por terem sido descobertos cedo, são utilizados. Mas, com toda a evolução que há e a tecnologia, temos capacidade de pensar em alternativas, como utilizar fontes energéticas renováveis, que apesar do alto custo, não poluem com a mesma intensidade das fontes convencionais (não-renováveis).
Atualmente, o principal desafio é esta mudança, o progresso em relação à questão energética, investindo em pesquisas nessa área para a promoção do desenvolvimento sustentável, fazendo com que este deixe o discurso, para além de produzir energia, não degradar o planeta. O atual panorama nos torna suscetíveis a acontecimentos catastróficos naturais e esse aquecimento no mundo, com a perspectiva de aumento na temperatura global, infelizmente, não é o único.

Nenhum comentário: