sexta-feira, 29 de maio de 2009

Emboscada: o aquecimento do mundo

Este texto trata sobre um fato muito importante para o mundo e que vem sendo muito discutido nos últimos anos que é o aquecimento global. Ele foi escrito a bastante tempo, inclusive seu autor já morreu, porém o assunto é recorrente.
Com a descoberta dos combustíveis fósseis, como o carvão mineral e o petróleo, iniciou-se um processo de produção de energia, onde eles são queimados. Ao serem queimados, liberam dióxido de carbono na atmosfera causando o efeito estufa. Com o passar do tempo, inclusive com o aumento populacional e principalmente depois da Revolução Industrial, o processo de produção de energia através desses combustíveis se intensificou ainda mais, acelerando gradativamente o aquecimento global.
Esse processo de queima é benéfico à nossas vidas no ponto-de-vista da tecnologia, que está cada vez mais avançada e nos auxilia no dia-a-dia, porém há um contraponto que é a poluição que está em um nível muito alto. Estamos agredindo o planeta e, ao mesmo tempo, nosso futuro, pois se não pensarmos em meios renováveis de produção, como hidrelétricas e parques eólicos, o estrago no planeta será tão grande que será inviável habitá-lo.
Nesse texto o autor é um fryer (defende a tese de que o aquecimento global existe) dizendo que as chances de os cientistas estarem errados em relação a isso é de 5%. Como eu já escrevi no primeiro trabalho de geografia, eu também me posiciono como um fryer, portanto eu concordo com o autor.

Nenhum comentário: