quarta-feira, 27 de maio de 2009

A poluição dos rios brasileiros










Hoje nossos rios estão apresentando maior nível de poluição e obstrução. Isso vem acontecendo por vários motivos, sendo eles, o desmatamento, as queimadas, a ocupação de áreas que antes eram florestadas, a rápida expansão urbana e populacional que aumenta a quantidade de sedimentos, restos de produtos químicos das indústrias e esgotos domésticos que são levados para dentro dos rios.
Como exemplo podemos usar o rio Tietê (imagem 1), que banha 64 municípios paulistas e nele são depositados diariamente cerca de 1.200 toneladas de dejetos. O rio Tietê é só um dos vários rios que são prejudicados dessa forma. Quanto maior for a urbanização em áreas que ainda não foram exploradas, mais rápido será
a poluição de pequenos e grandes rios.
Essa poluição não só causa problemas ambientais, mas sim muitos problemas de saúde para a população. Aumenta o risco de contaminação, e de contrair doenças como a cólera, dengue, hepatite, entre outras.

Em nossa capital a situação não é muito diferente. Arroios como o Cavalhada que desembocam no rio Guaíba (imagem 2), têm sido agredido diariamente por muito esgoto, e ali fica sem tratamento algum (imagem 3). Com informações de um site local se pode vir a conhecer informações como que quase 1,7 mil famílias habitam o entorno do arroio, ficando assim cada vez mais expostas a doenças.
Apesar de esse assunto ficar um pouco por baixo dos panos para as autoridades, ele não é ignorado. Vários estudos e pesquisas já foram feit
os para o controle e levantamento de dados. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que a população brasileira está adoecendo por causa da poluição do solo e da água. O estudo mostrou que existem hoje cerca de 1,3 milhões de pessoas que ficam expostas a esse perigo e que existem mais ou menos 15 mil áreas de risco. Essas áreas estão em maior número no estado de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre.
Nos nossos hospitais, 65% dos leitos são ocupados por pessoas que contraíram doenças por falta de saneamento básico. Metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto e 80% não tratam corretamente, apresentando conseqüências como a proliferação de doenças. Além das doenças a mortalidade infantil vem crescendo e
m comunidades que são menos favorecidas. Mesmo recebendo o abastecimento de água, ela muitas vezes não é bem tratada nem armazenada corretamente, deixando assim à água mais propícia a contaminação.
O Brasil está longe de ser considerado um país com saneamento ideal. Por mais que ele seja rico em água, ela não é bem usada. Com as diferenças sociais muitas pessoas que não tem condições ficam com água que não é encanada e não passou por nenhum processo de purificação.

Com a desorganização dos centros urbanos quanto à coleta de lixo, por exemplo, estão contaminando depósitos de água. Com esse elevado índice de poluição tanto por lixo, como por produtos químicos dificulta a purificação dessa água. Quantos mais produtos químicos são jogados nos rios mais produtos químicos têm que ser usado para purificar essa água, assim podendo deixar a população cada vez mais exposta a novas doenças.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto que fala sobre a poluiçao ;D
me ajudou muito no trabalho de escola muito obrigadu ""
pessoal vamos contribuir com o meio anbiente issu tudo e seu tanbeim abraços ;DD
pensen bem antes te jogar algo no rio ou tacar fogo no mato o qualquer outra coisa vamos nos unir ok ""

lidiane (Belém/pará) disse...

gostei muito; esse material me ajudou muito para esclarecimento do trabalho que estou fazendo sobre a poluição dos rios muito boooom obrigada.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Janete sou de Manaus,e adorei essa pesquisa que vocês fizeram ficou dez e me ajudou bastante , pois meu filho precisava fazer um trabalho sobre esse tema e a pesquisa de vocês nos ajudou muito parabéns e continuem assim que vocês irão longe um forte abraço

julia disse...

esse texto me ajudou no trabalho de escola obrigado

Amanda disse...

Sem palavras para explicar esses acontecimentos que há no nosso BRASIL principalmente na amazonia cuide bem pq o SENHOR naum fez tudo isso para ser tratado assim tanto trabalho 6 dias para isso ELE deve estar muito triste com isso tudo naum é pecado mas logo logo vai ser tornar um

Anônimo disse...

ooi meu nome é Gabii
nossa essa pesquisa foi 10
eu precisava muito disso para o meu trabalho de compensação de faltas da escola!!!
Muito obrigada
adorei bjos