terça-feira, 26 de maio de 2009

A expansão Chinesa cresce a cada dia.

Certamente, vocês devem estar se perguntando por que escolhi este tema tão relevante e de muitas faces como a China. Primeiramente, porque é um pais que vem se destacando não só economicamente, como também em número populacional.Além disso, é visto que está sendo cobrado um conhecimento em provas da Ufrgs e de outras entidades, fazendo com que me interessa-se ainda mais sobre esta grande potência do século XXI.
A China é a o país mais populosa da Terra, terceiro no mundo em extensão, depois da Rússia e do Canadá. Com ambientes variados, assim como qualquer outra região, possui cadeia de montanhas (Himalaia como a maior do mundo em altitude, planaltos de leste a oeste e diversos rios, como o Yang-tsé por exemplo, represado recentemente e usado na usina hidrelétrica. A agricultura é uma importante fonte de renda para milhares de cidadãos, pois há solos férteis, propícios para plantação, na região oriental.Está é uma maneira para “esvaziar” o número de pessoas na cidade e por no campo. O principal minério chinês é o carvão mineral, sendo o maior produtor mundial, além de ocupar o ranking de sétimo lugar em produção de petróleo, essa corresponde a 4,6% de todo minério fóssil do mundo. Outros minérios importantes e encontrados com abundância são estanho, ferro e alumínio.
**As culturas mais importantes são as de cereais, de que a China é um dos maiores produtores do mundo. Destacam-se o arroz, no sudeste, e o trigo, o milho e a soja. Também são importantes as culturas de hortaliças (batata-doce e batata-inglesa) e de produtos de uso industrial como o algodão. Cultivam-se ainda plantas tropicais como o amendoim, o chá e a cana-de-açúcar.
Costumo ler jornal diariamente, e pelo que notei, este país aparece freqüentemente neste veículo de informação. Um assunto atual é a grande importação aqui para o Rio Grande do Sul, país que mais importa no Brasil.Segundo pesquisas, para chegar a 2020 como liderança internacional respeitada, a China terá que provar que pode se desenvolver sem destruir o meio ambiente. O desafio é imenso, tendo em vista que o consumo cada vez maior de energia na China, provocado pelo crescimento acelerado, elevou o país desde 2008 à condição de maior emissor mundial de dióxido de carbono, o principal gás que provoca o aquecimento global.
Ao lado das emissões dos escapamentos dos carros, a queima de carvão para a produção de energia é uma das principais fontes da poluição do ar nas cidades chinesas. Hoje, a mesma é o maior consumidor de carvão, forma mais barata, mas também mais poluente, de obter energia.
Mais de dois terços da energia consumida pela China vem da queima do carvão. Segundo dados do Banco Mundial, a China tem hoje 20 das 30 cidades mais poluídas do mundo.Isso reflete-se no cotidiano das pessoas que moram em cidades como Pequim, que reclamam de névoas constantes sobre o centro da cidade devido a poluição.Além disso, a frota de carros triplicou nos ultimos dez anos, somente nesta cidade com cerca de mil veículos novos a cada dia, piorando ainda mais o ar da sociedade.
Referente a prova de 2009 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, reparo que caiu uma questão que dizia que a China e a Índia estavam disputando com os EUA e a Rússia o petróleo do Mar Cáspio e as alternativas de escoamento deste produto. Marcaria na hora que esta alternativa estaria certa, tendo em vista que os países citados são os que mais estão crescendo em busca de petróleo. Infelizmente a Índia está crescendo industrialmente mas, proporcionalmente aumenta sua pobreza.
Tendo base em tudo dito, do jeito que está este planeta, a China ainda tem muito a se expandir.Se fosse equivalente a esse inexaurível número de habitantes, seria a maior potência mundial de todos os tempos.

REFERÊNCIAS:


Fonte: Disponível em http://www.mundovestibular.com.br/articles/6129/1/Economia-da-China/Paacutegina1.html Acessado em 26 maio 2009.)
-Jornal Correio do Povo, O Sul

Nenhum comentário: