sexta-feira, 29 de maio de 2009

Geopolítica

A Geopolítica é um conteúdo geográfico que visa a fusão entre os acontecimentos políticos com as características desta matéria. Exemplificando, podemos falar de um país que age politicamente em função de suas caracterísiticas: localização, território, índices demográficos, entre outras. Citando Demetrio Magnoli (sociólogo e geógrafo brasileiro) tem a seguinte definição de geopolítica: "Ciência que concebe o Estado como um organismo geográfico ou como um fenômeno no espaço".
A partir da Segunda Guerra Mundial, nos primórdios da guerra fria, a geopolítica teve influência direta nos acontecimentos territoriais, quando duas nações se confrontavam com dois diferentes sistemas políticos, o capitalismo e o socialismo representados pelos Estados Unidos (EUA) e União Soviética (URSS), respectivamente. A Alemanha foi vítima de uma divisão territorial significativa entre essas duas potências mundiais. A região dominada pelas forças militares dos povos capitalistas se uniu e formou a Alemanha Ocidental, enquanto a nação socialista formava a Alemanha Oriental. Os conflitos que ocorreram a partir da década de 50, conflitos armados, a construção do Muro de Berlim e a corrida espacial são alguns dos milhares de assuntos relacionados à geopolítica.
A Europa Oriental (Tchecoslováquia, Hungria, Polônia, Bulgária e Romênia), que sofria grande influência da URSS, acabou liberando-se politicamente com as reformas econômicas e políticas da nação socialista. Estas mudanças acabaram influenciando, também, na queda do Muro de Berlim e na união dos dois lados da Alemanha, na transformação mundial econômica e no final da guerra fria. Estes acontecimentos que giram em torno de nosso planeta podem ser estudados por muitas áreas, entre elas, a que cito no título.
Quando nos referimos a uma nação, englobamos muitas características e situações geopolíticas. Nos deparamos com situações sócio-econômicas de todos os cantos do
país, conflitos entre zonas de diferentes características (zonas urbana e rural são umas delas), a administração territorial, enfim, características políticas. No caso do Brasil, podemos citar a construção de Brasília pelo presidente JK (Juscelino Kubitschek) que foi uma ação estratégica, já que a região escolhida se encontra no centro do país, a diferença de regiões que são extremamente povoadas e outras praticamente desabitadas.

Nenhum comentário: