quarta-feira, 27 de maio de 2009

A poluição dos rios brasileiros










Hoje nossos rios estão apresentando maior nível de poluição e obstrução. Isso vem acontecendo por vários motivos, sendo eles, o desmatamento, as queimadas, a ocupação de áreas que antes eram florestadas, a rápida expansão urbana e populacional que aumenta a quantidade de sedimentos, restos de produtos químicos das indústrias e esgotos domésticos que são levados para dentro dos rios.
Como exemplo podemos usar o rio Tietê (imagem 1), que banha 64 municípios paulistas e nele são depositados diariamente cerca de 1.200 toneladas de dejetos. O rio Tietê é só um dos vários rios que são prejudicados dessa forma. Quanto maior for a urbanização em áreas que ainda não foram exploradas, mais rápido será
a poluição de pequenos e grandes rios.
Essa poluição não só causa problemas ambientais, mas sim muitos problemas de saúde para a população. Aumenta o risco de contaminação, e de contrair doenças como a cólera, dengue, hepatite, entre outras.

Em nossa capital a situação não é muito diferente. Arroios como o Cavalhada que desembocam no rio Guaíba (imagem 2), têm sido agredido diariamente por muito esgoto, e ali fica sem tratamento algum (imagem 3). Com informações de um site local se pode vir a conhecer informações como que quase 1,7 mil famílias habitam o entorno do arroio, ficando assim cada vez mais expostas a doenças.
Apesar de esse assunto ficar um pouco por baixo dos panos para as autoridades, ele não é ignorado. Vários estudos e pesquisas já foram feit
os para o controle e levantamento de dados. Um levantamento feito pelo Ministério da Saúde mostra que a população brasileira está adoecendo por causa da poluição do solo e da água. O estudo mostrou que existem hoje cerca de 1,3 milhões de pessoas que ficam expostas a esse perigo e que existem mais ou menos 15 mil áreas de risco. Essas áreas estão em maior número no estado de São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Porto Alegre.
Nos nossos hospitais, 65% dos leitos são ocupados por pessoas que contraíram doenças por falta de saneamento básico. Metade dos municípios brasileiros não tem rede de esgoto e 80% não tratam corretamente, apresentando conseqüências como a proliferação de doenças. Além das doenças a mortalidade infantil vem crescendo e
m comunidades que são menos favorecidas. Mesmo recebendo o abastecimento de água, ela muitas vezes não é bem tratada nem armazenada corretamente, deixando assim à água mais propícia a contaminação.
O Brasil está longe de ser considerado um país com saneamento ideal. Por mais que ele seja rico em água, ela não é bem usada. Com as diferenças sociais muitas pessoas que não tem condições ficam com água que não é encanada e não passou por nenhum processo de purificação.

Com a desorganização dos centros urbanos quanto à coleta de lixo, por exemplo, estão contaminando depósitos de água. Com esse elevado índice de poluição tanto por lixo, como por produtos químicos dificulta a purificação dessa água. Quantos mais produtos químicos são jogados nos rios mais produtos químicos têm que ser usado para purificar essa água, assim podendo deixar a população cada vez mais exposta a novas doenças.

6 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse texto que fala sobre a poluiçao ;D
me ajudou muito no trabalho de escola muito obrigadu ""
pessoal vamos contribuir com o meio anbiente issu tudo e seu tanbeim abraços ;DD
pensen bem antes te jogar algo no rio ou tacar fogo no mato o qualquer outra coisa vamos nos unir ok ""

lidiane (Belém/pará) disse...

gostei muito; esse material me ajudou muito para esclarecimento do trabalho que estou fazendo sobre a poluição dos rios muito boooom obrigada.

Anônimo disse...

Olá meu nome é Janete sou de Manaus,e adorei essa pesquisa que vocês fizeram ficou dez e me ajudou bastante , pois meu filho precisava fazer um trabalho sobre esse tema e a pesquisa de vocês nos ajudou muito parabéns e continuem assim que vocês irão longe um forte abraço

julia disse...

esse texto me ajudou no trabalho de escola obrigado

decoupage & recados disse...

Sem palavras para explicar esses acontecimentos que há no nosso BRASIL principalmente na amazonia cuide bem pq o SENHOR naum fez tudo isso para ser tratado assim tanto trabalho 6 dias para isso ELE deve estar muito triste com isso tudo naum é pecado mas logo logo vai ser tornar um

Anônimo disse...

ooi meu nome é Gabii
nossa essa pesquisa foi 10
eu precisava muito disso para o meu trabalho de compensação de faltas da escola!!!
Muito obrigada
adorei bjos