domingo, 15 de março de 2009

Análise Possibilismo e Determinismo

Lendo o que a maioria dos meus colegas copiou da Internet e não deu nenhuma análise, resolvi analisar os textos e colocar minha opinião aqui sobre eles.

O Determinismo é uma forma, digamos, primitiva do homem estudar a geografia. É mais antigo que o possibilismo e prega uma coisa que hoje em dia está claro que não é assim. Obviamente que os meios naturais influenciam o homem, mas não do modo que essa doutrina alemã pregava. O determinismo pregava que tudo que nós fazemos está em torno da natureza, já estamos premeditados àquilo que nos é destinado.

Já o Possibilismo é a teoria que aceitamos até hoje, a mais plausível dentre essas duas. Ela diz que o homem influencia a natureza, o ser humano pode mudar o local onde vive. Ele surgiu na França para "combater" o determinismo alemão após a derrota na guerra. Segundo a teoria francesa, o homem usa os recursos naturais para evoluir e modifica-os para o seu consumo, algo em que acreditamos atualmente. Certamente que a geografia já evoluiu desde o final do século XIX, quando foi criado o possibilismo, mas podemos ver que certas coisas do passado sempre aparecerão presentes até que se prove o contrário.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Lucas!
Concordo com você! Temos de argumentar... É para isso que criamos este espaço... Não adianta somente colocarmos conceitos aqui sem comentá-los...
Mas, tenhamos paciência: todos conseguirão, visto que a argumentação é inerente ao ser humano; argumentamos para tudo, até para irmos ao cinema e decidirmos que filme será visto!
Bom, com relação ao que colocas no teu texto, e, visto que avançaste um pouco mais na reflexão, convido-te a tentares fazer um “paralelo” entre a “teoria determinista”; com a qual vi que não concordas, e a “teoria da evolução das espécies” de Darwin!
Tal relação é importante por vários aspectos: primeiro porque estamos no “ano de Darwin” e as teorias do cientista britânico vão sendo relembradas. Segundo, porque a “teoria da evolução das espécies” colaborou para a elaboração de muitos “determinismos” e sistemas totalitários (como o nazismo), inclusive o geográfico...
Veja se consegues elaborar algo quanto a isso!
Abração,
Prof. Donarte.