quinta-feira, 12 de março de 2009

Possibilismo e Determinismo

Possibilismo é uma escola de pensamento geográfico francês que surgiu no final do século XIX, que encara o ambiente natural como um mero fornecedor de possibilidades para a modificação humana, não determinando a evolução das sociedades, sendo o homem o principal agente geográfico, e ainda mesmo que admita alguma influência sobre o homem, essa escola afirma que o homem sendo um ser racional, é elemento ativo, portanto tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo conforme suas necessidades. Como corolário, ou seja, uma decorrência imediata de um teorema, o gênero de vida não é uma conseqüência inevitável das condições ambientais, mas de um acervo de técnicas, hábitos, usos e costumes, que lhe permitiram utilizar os recursos naturais disponíveis. O possibilismo foi uma reação ao determinismo ambiental defendido pelas correntes geográficas alemãs, tendo como principal defensor Paul Vidal de La Blache.
O determinismo foi a primeira forma de geografia que se iniciou quando a Alemanha se formou em 1871, depois da Guerra Franco-prussiana, que era até então a Confederação Germânica. O determinismo geográfico foi um conceito expresso pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel. O conceito consiste sobre as influências que as condições naturais exerceriam sobre a humanidade, sustentando a tese de que o meio natural seria uma entidade definidora da fisiologia e psicologia humana (o homem seria muito marcado pela natureza que o cerca). Ratzel foi influenciado pela Teoria da Evolução de Darwin, e deduzia que a luta entre as espécies se dava basicamente pelo espaço, o que também se aplicaria a humanidade. Nesse sentido, os homens procurariam organizar o espaço para garantir a manutenção da vida. O maior sinal de perda de uma sociedade seria na perda de território, enquanto o expansionismo progredia. Esse expansionismo progredia, e era arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto Von Bismarck. As pessoas que acreditavam nessa escola chamada determinismo chegaram a afirmar que o homem seria um produto do meio, e defendiam que um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para suportar todas as contrariedades impostas pela natureza podemos citar como exemplo o inverno.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Gostei do texto, Natan!
Já que citas Darwin, e já que estamos no ano dele, seria muito pertinente que continuássemos a pensar como as teorias científicas (“‘Ciências’ propriamente ditas”: Física, Químia e Biologia) acabam sendo apropriadas pelas “‘Ciências’ Humanas” (Geografia, História, Sociologia)...
Abraço do Prof.,
Donarte.

Marcio deJesus disse...

Parabéns pela citação dessas correntes geográfica tão importante para a sociedade,essa e a situação e a tendência da Geografia,pois essas discussões são travadas até hoje no mundo geográfico.
saudações geográficas

Prof .Marcio Jesus
Geógrafo
Centro Universitário do Norte - UNINORTE Manaus - Amazonas