quarta-feira, 11 de março de 2009

EUROPA: Grupos tentam inviabilizar a paz


Dissidentes do IRA assumem responsabilidade por morte



Pelas mãos de dissidentes do Exército Republicano Irlandês (IRA), a história sangrenta continua: o autoproclamado IRA da Continuidade reivindicou ontem a autoria da morte de um policial na noite de segunda-feira.



O policial, Stephen Carroll, 48 anos, foi assassinado a tiros quando respondia a um chamado de emergência, 48 horas depois do assassinato de dois soldados em ataque a uma base do exército britânico, que deixou ainda quatro feridos. O atentado de sábado foi reivindicado pelo IRA Autêntico, outra dissidência do IRA.



São as primeiras mortes de soldados na Irlanda do Norte desde 1998, quando foi firmado um acordo entre protestantes e católicos. Em um comunicado à mídia local, o IRA da Continuidade ameaçou atacar novos alvos policiais. Há mais de uma década, dissidentes do IRA tentam aumentar a instabilidade para reverter o processo de paz. As negociações já garantiram a renúncia à violência por parte de grupos paramilitares rivais nos anos 90, o desarmamento do IRA em 2005, a chegada ao poder de católicos e protestantes em 2007 e a retirada das tropas britânicas.



Três suspeitos, de 17, 18 e 37 anos, foram detidos pelos assassinatos de segunda-feira.


Referência:

DISSIDENTES do IRA assumem responsabilidade por morte. Zero Hora. Porto Alegre, 11 mar. 2009. Mundo, p. 24.

Nenhum comentário: