domingo, 29 de março de 2009

Aquecimento Global

É inevitável o fato de que o clima está mudando, acho que esse é o único fato de que os freezers e fryers concordam, mesmo sendo de lados opostos. Muitas vezes ao ano somos surpreendidos pelo tempo, mudanças drásticas vem acontecendo cada vez com mais frequência, causando furacões e derivados em lugares inesperados.
Essa disputa entre os freezers e os fryers vem sendo discutida cada vez mais pelo mundo inteiro, não só pelos cientistas, mas por todas as pessoas impressionadas com as mudanças climáticas. O primeiro grupo acredita no resfriamento global, capaz de voltar à era glacial. Enquanto o segundo acredita no aquecimento da terra.
Outro assunto de muita discussão juntamente com o aquecimento/resfriamento global são as causas deste fenômeno. Enquanto muitos culpam a poluição feita pelos humanos, em outras palavras CO2, muitos afirmam que o aquecimento global existe, mas o CO2 não tem interferência alguma nele e que tudo é causado naturalmente.

Não acredito que tenha apenas um certo. Se fosse para eu escolher um lado, escolheria ambos, pois concordo com os dois em certas formas. Acredito que a parte do hemisfério norte está passando por um processo de resfriamento global, tanto que grande parte dos freezers são europeus... andei lendo algumas reportagens e vi que está previsto que somente a temperatura do hemisfério norte tende a cair, enquanto o resto do mundo tende a esquentar. Cada vez mais na Europa e nos Estados Unidos o inverno fica mais longo e mais frio, caindo a cada ano mais a sua temperatura e ocorrendo com mais frequência nevascas. Em certos países na Europa, como a Inglaterra e a Alemanha, o inverno nunca foi como os passados, chegando a uma temperatura até 5ºC mais baixas do que anos anteriores.
Porém, nós como residentes do hemisfério sul, não podemos concordar em nenhuma circunstancias com o escrito acima. Ano passado, por exemplo, eu não lembro muitos dias de frio intenso. As manhãs eram muito frias, mas chegava a tarde, e o sol predominava. Sem contar os verões cada vez mais insuportáveis, onde o protetor solar se tornou algo obrigatório. Além dessas mudanças repentinas de temperatura, temos a ocorrência de furacões e até mesmo tornados no Brasil, o que ninguém esperava.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Prezada Camila,
Dê uma olhada no comentário que eu fiz ao texto do Rodrigo Zarpelão de Matos (http://assuncaoturma231.blogspot.com/2009/03/aquecimento-global.html)... Lá há alguns esclarecimentos importantes...
Gostaria de te das os parabéns pelo teu poder de observação; isso é realmente importante para as ciências da natureza; como a Geografia!
Abraço,
Prof. Donarte.

P.s.: Ah! Acho que não dá para escolher as duas correntes de pensamento; mas um “caminho do meio”, um meio termo entre elas é o ideal!