sábado, 28 de março de 2009

Aquecimento Global

O aquecimento global é polêmico e tem sido muito debatido quanto a sua real existência e, por conseguinte, suas prováveis causas. Existe uma divisão no que diz respeito a esse assunto: Fryers e freezers, que respectivamente, defendem a existência do aquecimento, bem como o nome, e os freezers que acreditam no resfriamento do planeta, sendo céticos quanto a existência do aquecimento. Este assunto aflige cientistas em todo o mundo, que elaboram fundamentos e estatísticas sobre a variação de temperatura vista no últimos séculos. Permeia nossa sociedade por muito tempo, desde as “supostas” consequências deste aquecimento, debatidas em convenções e fóruns mundiais climáticos. São constatadas causas como a utilização excessiva de aerossois, o uso do cfc, encontrado em isopores, o lançamento de gases na atmosfera provenientes da queima de combustíveis fósseis, como o dióxido de carbono e metano, que intensificam o efeito estufa, que é importante para a manutenção da temperatura e forma de reserva de calor. Contribuem para o buraco na Camada de Ozônio, possibilitando a entrada de raios ultravioletas, tornando as pessoas suscetíveis ao câncer de pele, uma grande preocupação dos cientistas. Como consequência desse processo há o aumento na temperatura média global, derretimento de geleiras, prejuízos a ecossistemas, vinculados a sobrevivência de cada animal, secas em todo o mundo, aquecimento e aumento dos oceanos e desaparecimento das florestas na biosfera, acarretando a ocorrência de impactos socioeconômicos.
Todas essas mudanças estão relacionadas a fatores antrópicos, atividades humanas de transformação no meio ambiente, e fatores naturais na qual os céticos baseiam-se.
Particularmente, acredito sim na existência do aquecimento global, pois são várias as evidências deste acontecimento, desde as causas até as consequências. Contudo, esta divisão de opiniões sobre as transformações no planeta persistirá, seja baseado nas evidências do aquecimento (fryers), ou acreditando em meras coincidências, pois todas as evidências estão postas em dúvida e só serão relevantes após a comprovação da existência do aquecimento, ou que se prove o contrário. Todavia, é provável que isso demore a ocorrer.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa daniel

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Bah!!!
Isso significa: Bah!!!
Em aula falamos...
Ótimo texto!!!