segunda-feira, 16 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo

Determinismo: Segundo determinismo a natureza define a fisiologia e a psicologia humana. Na minha opinião isto realmente acontece como por exemplo: um dia ensolarado proporciona as pessoas mais prazer pois lhes dá maior possibilidade de apreciar a natureza. Já um dia cinzento, chuvoso em muitas pessoas pode gerar tristeza muitas vezes levando a depressão. No ponto de vista fisiológico, por exemplo, as pessoas alérgicas sofrem diretamente a influência do clima em estações como primavera e inverno. Enfim a influência da natureza sobre o homem é muito forte e determinante na sua vida.

Possibilismo: Segundo possibilismo o homem pode modificar a natureza adaptando – a as suas necessidades. Isto realmente acontece. O homem já está modificando a natureza porém de forma negativa. A poluição, o desmatamento, entre outras atitudes do homem estão provocando tais mudanças no ambiente natural. Como conseqüência está o aquecimento global, enchentes e até mesmo as estações do ano que nos últimos tempos não estão mais bem definidas. Enfim vê – se claramente que o homem tem condições e realmente está modificando o meio natural.

2 comentários:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Adorei, Bruno!

Foi um dos únicos que fez comentários em relação às teorias...

Para dialogar (ou iniciar um debate) contigo, pergunto: É realmente correto dizer que: “um dia ensolarado proporciona as pessoas mais prazer”? Não há dias ensolarados extremamente sem prazer (tristes, deprimentes, etc.)!? E, contrariamente: “dias cinzentos e chuvosos” extremamente prazerosos (felizes, repletos de boas notícias, etc.)?
Dito de outro modo: não é possível imaginarmos uma situação em que um “belo dia de Sol” seja um “mal dia” e que um “feio dia de chuva” seja um “ótimo dia”!?

Agora analisando a questão da doença que colocaste (usaste o exemplo da alergia, para climas frios e estações do ano que liberam pólens – como a primavera). Temos de levar em consideração que os países ricos, em sua maioria, têm clima frio, mas que também existem países ricos com clima mais quente, como é caso da Austrália; que é predominantemente tropical. Assim, o fato de pessoas terem alergia ao clima apresentado em seu país, não nos permite dizer que haja qualquer relação entre clima (e eventuais doenças e alergias decorrentes dele) e a determinação que ele fará na vida da pessoa! Eu posso estar doente (ter asma, por exemplo, e estar em crise de “falta de ar”), e, mesmo assim, relacionar-me bem com os Outros e trabalhar bem pela/ na sociedade; basta que, para isso, eu disponha de um medicamento que me dê essa qualidade de vida. Segundo esse ponto de vista, o clima não é determinante; ele contribui para o surgimento de uma doença, mas, ainda assim, eu tenho a POSSIBILIDADE de um medicamento que me deixe imune a isso. Logo, o clima não me parece ser DETERMINANTE...

O que te parece!?

Aguardo contra-resposta,

Abraço do prof.,

Donarte.

Bruno Mer Garcia disse...

Prof. Donarte. Em primeiro lugar, desculpe pela demora em responder. Vamos ao assunto: eu concordo com o seu ponto de vista, porém quando da realização do trabalho levei em conta situações pessoais (minha e da minha família). Para nós, um dia ensolarado proporciona mais prazer e mesmo que estejamos com algum problema, num dia assim, parece que os problemas se tornam menores, enquanto num dia cinzento o “astral” fica mais baixo. É claro que isto não é regra geral, mas é o que normalmente acontece.
Quanto à questão das doenças, entendi perfeitamente sua colocação, porém eu acho que, se eu preciso tomar medicamento para amenizar os problemas causados pelo clima, é porque este clima assim “determinou”, pois caso contrário não seria necessário tomar este medicamento. Analisando por este lado, acredito que o clima é determinante, pois já vi até casos de pessoas que tiveram que mudar de cidade em função do clima, pois mesmo tomando remédios a saúde estava muito prejudicada. Assim sendo, acredito que o clima é determinante. Aguardo contato. Um abraço. Bruno Garcia.