sexta-feira, 27 de março de 2009

"Aquecimento Global"?

Há diversas teorias relatando que o o planeta está aquecendo e isto para mim, realmente é fato. Antigamente andar sem camisa pela tarde não havia tanta necessidade de passar protetor, hoje já é obrigacão principalmente aqueles que possuem pele clara,como a minha.Analisando a frase: "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"(Lei de lavoisier) está havendo um processo na terra que nao ocorria a séculos, um super aquecimento que já devia ser previsto por todos, afinal, nada se cria.Esta transformação esta agindo rapidamente tendo em vista que,nos últimos 50 anos, o índice de calor só aumenta e as estatísticas mostram que o mesmo tente a crescer ainda mais.Alguns céticos pensam que está acontecendo, nada mais do que o capitalismo criando uma nova forma de se ganhar dinheiro pois estamos aquecendo sim, mas por causas naturais, que fazem parte do ciclo "resfriar/esquentar" que é normal de nosso planeta..Em meu ver o homem está colhendo o que plantou, poluindo o ar com gás carbônico,Metano CFC(que já é proibido a venda de produtos com o mesmo) entre tantos outros.Hoje em dia, já dizem que em 2012 o mundo acabará assim como disseram em 2000 que o mesmo acabaria e nada aconteceu.
A mídia é um dos fatores que influênciam a população e este rótulo que puseram de "aquecimento global" é para chamar atenção e alertar todos sobre o perigo que a humanidade está ocorrendo atualmente.Além desta,já produziram filme,tal como "O Dia depois de amanhã" que retrata as consequências deste.
Hoje, dia 27 de março, escutei que um geólogo com suas pesquisas mostrou que está chovendo com mais força e intensidade que antigamente e relacionou com o aquecimento global e com o caso que aconteceu em Santa Catarina com a morte de centenas de pessoas decorrente de chuvas.
Contudo, me baseando em jornais e o que a mídia me mostra, concordo parcialmente que há este Aquecimento Global mas, quero ler sobre cientistas céticos para ver o que pensam deste fenômeno que é o assunto mais discutido em todo mundo.Além de ler, gostaria prof.Donarte que este assunto fosse debatido e saber tua opinião que como prof da matéria, pode me mostrar sua maneira de pensar. Cada um acha o que quiser e somente o futuro desvendará este grande mistério que está atualmente em nossas vidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Very good. Concordo contigo rodrigo

"Antigamente andar sem camisa pela tarde não havia tanta necessidade de passar protetor, hoje já é obrigacão"

realmente, o mundo ta osso

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Rodrigo (e Rafa),
Várias coisas:
1º: ATENÇÃO: o fato de termos de usar cremes com fator de proteção contra a radiação ultravioleta (“UV”) cada vez mais alto está intimamente relacionado à “destruição da camada de ozônio”, e, portanto, está associado à emissão de alguns gases, tais como, os clorofluorcarbonos (CFC´s), os halogênios, os clorotetracloretos de carbono, os metil clorofórmios... Esses gases não contribuem diretamente com o vulgo “efeito estufa” (ou “Aquecimento Global”)... Os gases que causam o chamado “Aquecimento Global” são, basicamente, os gás carbônico e o metano. Não esqueça, pois, há uma série de questões de Vestibular que procuram explorar essa possível confusão!
N.B.: Não sejamos ingênuos: os filtros solares com UV cada vez mais altos também estão diretamente associados à Indústria Cosmética – que, ao estilo “terrorismo do câncer” nos “força” a comprá-los...
2º: Corrija o nome do eminente Lavoisier (“L” maiúsculo).
3º: Não posso te mostrar “uma maneira de pensar”, mas “uma maneira de arrumar uma maneira de pensar”; o que é diferente! Mas em aula falamos sobre isso!
4º: Em 2008 esteve na PUCRS um eminente pesquisador, o Dr. Jens Soentgen (http://www.litrix.de/autoren/autor/jenssoentgen/enindex.htm). O Dr. Soentgen é químico e também filósofo e comentou acerca das alterações climáticas que estão ocorrendo na Alemanha; em especial na cadeia de montanhas denominada de “Alpes Alemães”. Ocorre que os Alpes Alemães são uma “delicada ‘Paisagem Natural’”; delicados porque são frágeis às mais insignificantes variações climáticas. O Dr. Jens informou que os Alpes não mais estão passando, na estação do frio (o inverno), pelos congelamentos outrora característicos e que, portanto, toda a região já começa a enfrentar o problema da falta de água potável de fácil acesso (água que antes era retirada na estação do calor, o verão, das montanhas). O cientista comentou que, na Europa, quase mais ninguém comenta sobre a impossibilidade de um “aquecimento” (quase mais ninguém é “cético”). Em outras palavras, é fato que está acontecendo um aquecimento.
Porém, apesar disso tudo, ainda é questionável se esse “aquecimento” é gerado pelos inúmeros gases lançados na atmosfera (e, portanto, serem culpa do homem) ou se isso faz parte de uma dinâmica astronômica de glaciação e degelo (ver, no Google – ou em outro site de busca na Web –, o termo “Ciclos de Milutin Milankovitch”).
Em minha modesta opinião; opinião que decorre do fato de ter o privilégio de ainda beber da Universidade, parece mais sensato crer na “Lei da Conservação das Massas” (que ficou consagrada como Lei de Lavoisier – embora não tenha sido ele o primeiro a falar sobre isso) que diz, entre outras coisas, que se temos um “sistema fechado” (como o planeta Terra) os elementos desse sistema nunca se perdem; se conservam e somam, transformando-se... Logo, se eu começo a colocar novos itens (novos elementos) nesse “sistema”, ele tende a se saturar... Em outras palavras, se eu tenho um planeta cheio de elementos já determinados correlacionando-se e ligando-se quimicamente, e, agora, começo a gerar novos elementos (como a dioxina), é óbvio que este sistema vai evoluir para uma outra coisa que não a original. Bom... Mas isso é complexo, em aula falamos mais...
Abraço,
Prof. Donarte.

P.s.: Dê uma olhada na acentuação gráfica de todas as palavras...