domingo, 15 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo

Determinismo:

Também conhecido por Determinismo Geográfico, foi o primeiro paradigma a caracterizar a Geografia que emerge no final do século XIX. O determinismo foi criado pelo naturalista e etnógrafo alemão Friedrich Ratzel que teve bastante influência da teoria da evolução de Charles Darwin, que dizia que a luta entre as espécies se dava basicamente pelo espaço, e o maior sinal de perca de uma sociedade seria na perda do território. Isso quer dizer que quanto maior era domínio sobre o meio, maior era seu poder. Vale ressaltar que Adolf Ritler se utilizou das idéias de Ratzel na sua busca por maior domínio de territórios.

Possibilismo:

A corrente possibilista surgiu em resposta ao determinismo ambiental, que iniciou na França mais precisamente no final do século XIX, em seguida na Alemanha no início do século XX e Estados Unidos na década de XX. Não foi por acaso que o possibilismo nasceu em terra francesa já que o determinismo nasceu em terras germânicas,. Estes dois países tem uma enorme rivalidade há muito tempo e aumentaram ainda mais com a perda da região francesa da Alsácia-Lorena para a Prússia, durante a guerra franco-prussiana. Esse fato impulsionou o crescimento da Geografia na França, visto que a perda da guerra pela França foi atribuída não ao exército alemão, mas sim à sua Geografia.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Caro Marcelo,
Gostei!
Para que avancemos, que tal tentar elaborar alguns comentários acerca dos seguintes temas: “nazizmo” (Hitler), “determinismo geográfico” (Ratzel), “socialismo” (Marx) e “possibilismo geográfico” (La Blache)...
Abraço,
Prof. Donarte.