quinta-feira, 12 de março de 2009

Determinismo e Possibilismo

Determinismo:

Primeira configuração da Geografia, implantada pela escola alemã, em 1871, após uma guerra com a França, guerra Franco-prussiana. Conceito elaborado por Friedrich Ratzel, sendo influenciado pela teoria da evolução de Charles Dwarvin. Deduziu que a luta entre todas as espécies humanas seria basicamente pelo espaço, assim os homens organizariam os espaços para a manutenção da vida.

Esse conceito resumidamente falava sobre as influências que as condições naturais exerciam sobre toda a humanidade, concluindo que o ser humano seria o produto do meio natural, todas essas afirmações de Ratzel estavam ligadas a unificação da Alemanha.

Possibilismo:

Para combater o determinismo geográfico criado por Friedrich Ratzel, Paul Vidal de La Blache criou o possibilismo geográfico, implantado pela escola francesa.

Nesse conceito, no momento em que a França se tornava um grande império, ele dizia que o homem sofre influências do meio natural, mas como um ser racional e tendo conhecimentos das técnicas de modificar a natureza, ele era capaz de transformar e melhorar o meio conforme sua necessidade e sua vontade em benefício próprio. Assim ele criou a maior corrente no pensamento geográfico, o possibilismo.

Um comentário:

Donarte N. dos Santos Jr. disse...

Muito bem, Thiago!
Já que estamos no “Ano de Darwin”, e, já que em teu texto aparece uma referência ao cientista britânico, seria interessante continuarmos pensando qual a relação entre o “determinismo” e a teoria da “evolução das espécies” proposta pelo pesquisador inglês!